Seguindo cronologia da banda Riot, só que dessa vez temos um pequena mudança, ano de 2012 uma tragédia ocorreu, o guitarrista, fundador e principal compositor do Riot Mark Reale veio a falecer por causa de uma doença conhecida como doença de Crohn. Isso fez com que a banda mudasse nome para Riot V, como sinal de respeito ao falecido fundador da banda. Gerando dúvidas se a banda seria a mesma, e em 2014 com já nome de Riot V foi lançado o álbum “Unleash The Fire” lançado pela gravadora Avalon.
É realmente surpreendente como Riot quebrou um dos maiores mitos do Metal, aquele que toda banda de Heavy Metal dos anos 80 não lançam álbuns bons depois de décadas, o caso de Unleash The Fire é totalmente diferente, o álbum mantém a pegada de um Power Speed Metal mais moderno, se assemelhando com bandas como Helloween, Primal Fear e Gamma Ray, mostrando que a banda não ficou preso em fazer o mesmo estilo de Riffs de antigamente, e, mesmo assim conseguiu fazer uma obra prima que chegam ao mesmo nível dos primeiros, ou até mesmo melhor.
Esse foi álbum de estreia do vocalista Todd Michael Hall, que já começou com o pé direito, alcançando notas altas e melódicas, especialmente na faixa título, e também foi álbum de estreia do guitarrista do Nick Lee, que com certeza deixaria Reale orgulhoso, faixas como “Ride Hard Live Free” “Fall From The Sky” e “Bring The Hammer Down” são amostras de como em questão de Riffs a banda conseguiu seguir forte e firme. Mas as minhas favoritas mesmo foram “Land Of The Rising Sun”, que traz uma das melodias mais bonitas do álbum, e, “Return Of The Outlaw”, que traz uma mistura de Heavy Metal à Judas Priest com uma pegada de Blues. Mas o álbum todo vale a pena ouvir, até as faixas que não foram citadas. Mas tem duas faixas que mesmo se eu não tivesse gostado não poderia deixar de citar, “Immortal” e “ Until We Meet Again”, que são duas belíssimas homenagens a Mark Reale.
Riot ou Riot V, me surpreendeu demais com Unleash The Fire, e acredito que vários outros fãs da banda tiveram a mesma surpresa ainda mais porque é primeiro sem álbum Reale, mas a banda conseguiu fazer trampo excelente certamente é um que eu recomendaria para quem ainda não conhece a banda.
Tracklist:
1-Ride Hard Live Free
2-Metal Warrior
3-Fall From The Sky
4-Bring The Hammer Down
5-Unleash The Fire
6-Land Of The Rising Sun
7-Kill To Survive
8-Return Of The Outlaw
9-Immortal
10-Take Me Back
11-Fight Fight Fight
12-Until We Meet Again
Membros da banda:
Frank Gilchriest-Bateria
Nick Lee-Guitarra
Don Van Stavern-Baixo
Mike Flyntz-Guitarra
Todd Michael Hall-Vocal