Em primeiro lugar, uma coisa é preciso ser dita: o Riot merecia muito mais reconhecimento do que recebe. Com uma carreira recheada de ótimos trabalhos, é uma pena que não tenham conquistado mais popularidade. Sons of Society, lançado em 1999, é o 11º álbum de estúdio da banda e o 4º com Mike DiMeo no vocal, o que aparentemente era um problema para uma parcela de fãs.

Vale dizer que sempre julguei a implicância de alguns com DiMeo exagero. Ele sempre foi um bom vocalista, e se não o fosse, não teria sido testado para substituir Joe Lynn Turner no Deep Purple nos anos 90. O grande problema é que seus antecessores, os infelizmente já finados Guy Speranza e Rhett Forrester, além de Tony Moore, eram todos acima da média. Some-se a isso  uma resistência natural que os fãs tem por uma troca de vocalista, e a Moore ter gravado os clássicos absolutos “Thundersteel” e “The Privilege of Power”.

Mas vamos ao que interessa. Em Sons of Society, os fãs não vão encontrar nada que difira muito dos álbuns anteriores com Mike nos vocais. Aqui podemos enxergar uma dose um pouco maior de Hard/Glam, algo que fica mais evidente em músicas como “On the Wings of Life”, “Twist of Fate”, “Bad Machine”, “Somewhere”. Em contrapartida, o Heavy Metal surge com força em “Sons of Society”, “Dragonfire”, “The Law”, “Time to Bleed” – essa na verdade equilibra bem os dois estilos -, e “Promises”. Também não podemos deixar de destacar uma das melhores duplas de guitarras da história do Metal, Mark Reale e Myke Flyntz, que brilham em muitos momentos durante a audição, e ao belo trabalho da parte rítmica, composta por Pete Perez e Bobby Jarzombek.

Sons of Society, mesmo não apresentando grandes novidades, é um bom álbum, que tem tudo para agradar não só aos fãs de Heavy Metal, como aos do Riot, desde que claro, esses últimos não estejam esperando um trabalho do nível de “Fire Down Under”, “Thundersteel” ou “The Privilege of Power”.

Riot – Sons of Society
Data de lançamento: 7 de setembro de 1999
Gravadora: Metal Blade Records

Tracklist:
01 – Snake Charme (Instrumental)
02 – On the Wings of Life
03 – Sons of Society
04 – Twist of Fate
05 – Bad Machine
06 – Cover Me
07 – Dragonfire
08 – The Law
09 – Time to Bleed
10 – Somewhere
11 – Promises

Formação:
Mike DiMeo (vocal)
Mark Reale (guitarra)
Myke Flyntz (guitarra)
Pete Perez (baixo)
Bobby Jarzombek (bateria)

Encontre sua banda favorita