Formado em 1975 pelo guitarrista Mark Reale, o Riot teve seu pico de popularidade na primeira metade da década de 80. Seu som, pelo menos em seus primórdios, tinham uma fórmula parecida com o Judas Priest, Iron Maiden e Diamond Head, baseada no que seria o início do Heavy Metal tradicional.

Riffs pegajosos, um vocal forte e um groove pegajoso estruturavam o som do álbum de estreia da banda, “Rock City“, lançado em 1977 pela Fire Sign Records.

Riot | Discografia | Discogs

Sua faixa de abertura, “Desperation“, logo nos apresenta riffs que grudam, com um bom refrão e uma presença forte do baixo. Logo em seguida, mais agitada, “Warrior” tem uma levada a lá Judas Priest, com refrão melódico e um ótimo solo ao final do refrão.

A faixa-título tem presença forte da bateria, com seus pratos se sobressaindo. Um Hard Rock com refrão marcante que era regra estar presente nos discos da época. “Overdrive” melhora as coisas, com destaque para a harmonia, juntamente com seu refrão pegajoso que a tornam uma faixa marcante. Um ótimo riff inicia “Angel“, que pode confundir o ouvinte pelo título, achando ser uma balada, mas não, é uma faixa bem animada que, se fosse um pouco mais sombria, poderia facilmente ser da Donzela.

Tokyo Rose“, mais Hard, não agrada tanto o autor, tem um tipo de refrão mais piegas que poderia ser mais trabalhado, mas nada que ofusque o brilhantismo do disco, até porque conta com um ótimo solo de guitarra. Mais pesada, “Heart On Fire” é completamente Heavy Metal, com ótimos riffs, refrão, solos, tudo o que uma músico do estilo precisa.

Na reta final, “Gypsy Queen” apresenta o refrão mais clichê, mas tem uma energia que marca a faixa. “This Is What I Get” fecha o álbum, não de forma brilhante, mas é uma boa faixa para o conjunto da obra, seria mais cabível colocá-la no meio do álbum, não no encerramento.

Enfim, um bom álbum, principalmente por ser a estreia da banda. A produção é impecável, com destaque para o baixo, que é perceptível em todos o momentos, sem se sobressair e nem ficar apagado. Os riffs são incríveis, contam com a essência do Heavy Metal setentista, não mudaria nada neles. Recomendado para os fãs do estilo, principalmente para fãs do Iron Maiden, do início, e do Judas Priest. Ótima estreia do Riot.

Rock City – Riot
Lançamento: 10 de Novembro de 1977
Gravadora: Fire Sign Records

Tracklist:
1. Desperation
2. Warrior
3. Rock City
4. Overdrive
5. Angel
6. Tokyo Rose
7. Heart of Fire
8. Gypsy Queen
9. This Is What I Get

Formação:
Guy Speranza
– vocal
Mark Reale – guitarras
Lou A. Kouvaris – guitarras
Jimmy Iommi – baixo (faixas 2, 4, 6 e 9)
Peter Bitelli – bateria
Phil Feit – baixo (faixas 1, 3 e 5)

Encontre sua banda favorita