Após explorar o peso com riffs e velocidade além de vocais bem vívidos nos anos 70 e 80, o Riot chegou aos anos 90 mantendo a fórmula, mas com acréscimos de um power metal que estava no auge durante o período, seguindo o plano musical do líder da banda, o guitarrista Mark Reale. E isso se refletiu especialmente em Inishmore, décimo álbum de estúdio, lançado em 1997.

Com os vocais excelentes de Mike DiMeo o trabalho apresenta bastante velocidade, e é baseado em sagas conceituais de mitos celtas e irlandeses. E esse conceito mostra um caminho artístico diferenciado para a banda, que mostra um metal harmonioso e contagiante misturado com riffery clássico conduzido pelo Hard Rock do final dos anos 70 e início dos anos 80, com o power metal.

A introdução “Black Water” já apresenta este clima celta com um belo instrumental, e é seguida de “Angel Eyes” e “Liberty”. Ambas são canções agitadas, virtuosas e velozes, cantadas em tons altos que valem a pena.

“The Man” continua a proposta da velocidade, mas aqui o ouvinte encontra uma vertente mais do hard rock oitentista. mas dentro de uma abordagem mais voltada ao Hard Rock, destacando no vocal de DiMeo.

Outro destaque do álbum é “Kings Are Falling” com um belo solo de guitarra, além de ser uma canção estimulante e com uma ótima base feita pelo baterista Bobby Jarzombek.

O álbum segue um ritmo linear e aponto aqui um pponto mais baixo, que encontrei em “Watching The Signs”. Não que seja uma canção ruim, mas musicalmente não me empolguei e por isso quis logo seguir adiante.

Mais peso do heavy metal aparece em “Should I Run”, “Cry For The Dying e “Turning The Hands of Time”.

E o que dizer da belíssima e instrumental faixa título, “Inishmore”? Composição de Reale, aqui a banda captura um som mais tradicional, que te prende ao longo de seus quase 5 minutos. Um incrível fechamento de álbum!

Assim, Inishmore é um álbum que não deve ser esquecido na discografia do Riot com o diferencial de dar um passo diferenciado em sua obra, que deve ser apreciado.

Riot V
300

Inishmore – Riot
Data de lançamento: 11 de novembro de 1997
Gravadora: Zero Corporation 

Tracklist:

Black Water
Angel Eyes
Liberty
Kings Are Falling
The Man
Watching the Signs
Should I Run
Cry for the Dying
Turning the Hands of Time
Gypsy
Inishmore (Forsaken Heart)
Inishmore” (Reale)

Membros

Mike DiMeo – vocal
Mark Reale – guitarra
Mike Flyntz – guitarra
Pete Perez – baixo
Bobby Jarzombek – bateria

Encontre sua banda favorita