Roadie Metal Cronologia: Ratt – Reach For The Sky (1988)

Reach For The Sky foi o quarto álbum de estúdio do Ratt, uma das mais empolgantes bandas do cenário glam metal/hard rock dos anos 80. Foi produzido por Beau Hill e Mike Stone e lançado em novembro de 1988, ainda antes do cenário glam ser jogado ao underground pelo surgimento do furacão grunge alguns anos depois.

O disco rendeu platina ao Ratt na América, mas a banda não passou mais do que sete meses na estrada com a divulgação dele (com direito a shows cancelados por vendas baixas), o que gerou uma situação curiosa: quando a banda lançou o álbum seguinte, Detonator, o lado-b de um dos singles daquele disco foi a faixa “What’s It Gonna Be”, presente em Reach for the Sky e que “não teve tempo” de virar um single por si só, e também uma oportunidade dos fãs darem uma nova chance a Reach for the Sky. Outro fator que contribuiu com tão pouco tempo de divulgação do trabalho foi que os críticos da época consideraram este como o pior do Ratt até então.

A abertura fica com “City to City” de forma mais lenta e cadenciada, e você já percebe, comparando com os trabalhos anteriores, que a banda vem buscando fazer coisas novas. E em seguida vem os dois singles do álbum: “I Want A Woman” aumentando um pouco a velocidade e trazendo o clima festivo característico do gênero, e “Way Cool Jr.”, que é mais influenciada pelo blues e é uma das mais empolgantes do LP.

O hard característico volta com “Don’t Bite the Hand That Feeds”, mas não é uma canção empolgante que faz jus aos clássicos do grupo. Fechando o que era o lado A na versão disco, aparece a balada “I Want to Love You Tonight”, outra faixa boa, mas que não se destaca quando pensamos na obra geral do Ratt.

Abrindo o lado B, “Chain Reaction”, a melhor do trabalho. Rápida, enérgica, não te dá um segundo de descanso em uma trilha sonora tipicamente “Rattiana”. ”No Surprise” tem um bom riff, mas também fica entre as faixas medianas aqui, “Bottom Line” dá uma reenergizada na bolacha e prepara para a já citada “What’s It Gonna Be”, uma canção mais animada, típico rock de arena festeiro. “What I’m After” termina o LP de uma forma boa, com um bom refrão e bons riffs.

Realmente, até aquele momento foi o disco mais fraco do Ratt, mas longe de ser um disco ruim.

Ratt – Reach for the Sky
Data de lançamento: 1 de novembro de 1988
Gravadora: Atlantic

Faixas:

“City to City”
“I Want a Woman”
“Way Cool Jr.”
“Don’t Bite the Hands That Feeds”
“I Want To Love You Tonight”
“Chain Reaction”
“No Surprise”
“Bottom Line”
“What’s It Gonna Be”
“What I’m After”

Formação:

Stephen Pearcy – Vocais
Robbin Crosby – guitarra
Warren DeMartini – guitarra solo
Juan Croucier – baixo
Bobby Blotzer – bateria

Baixe nosso aplicativo na Play Store e tenha todos os nossos conteúdos na palma de sua mão.
Link do APP: 
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roadiemetalapp
Disponível apenas para Android

Encontre sua banda favorita