Roadie Metal Cronologia: Ratt – Detonator (1990)

Muita gente torce a cara quando o assunto é o Glam Metal, o estilo farofento dos anos 80 dividiu opiniões, o fato é que, muito aderiram ao Heavy Metal glacê, assim como vários outros marcaram seu nome na história do Rock, e um desses vencedores é o Ratt.
Hoje vamos falar sobre o quinto álbum de estúdio da banda americana, lançado em 1990, estamos falando do Detonator.
Como a maioria dos álbuns da cena Glam, Detonator também fez muito sucesso, vendendo mais de 500.000 cópias nos EUA, sendo premiado com o Disco de Ouro.
Então vamos ao que interessa e deixar de lenga, lenga…
Ao apertar o play, nos deparamos com “Intro to Shame”, como o próprio título indica, não passa de uma introdução, que destoa muito do restante do álbum, é verdade, mas, acabou me ganhando – preferia que o disco fosse todo nessa linha.
Quem leu o último pode ter pensado: “Nossa, o álbum não deve ser nada bom”. Não é bem assim, “Shame Shame Shame” tem um belo de um riff, a voz de Pearcy soa muito bem durante toda a faixa, sem falar no ótimo solo de Crosby, realmente, é um bom convite para desfrutar o Detonator. Provavelmente a faixa mais popular do álbum, “Lovin ‘You’s A Dirty Job” começa com uma introdução forte, guitarras alucinadas dão ritmo à música, mas o ponto principal aqui é o refrão, é agradável ao ouvido quando é entregue.

Na sequência temos “Scratch That Itch” que soa como algo comum demais, nada tão relevante que mereça destaque, a não ser mais um ótimo solo da dupla, Crosby / DeMartini.
“One Step Away” chega entregando mais Poison do que Ratt, essa tem recheio e cobertura do mais puro Glam. Então, voltando aos trilhos, temos a excelente “Hard Time”, o peso do riff é surpreendente, melodia excelente, e atenção na ponte para o solo, que trabalho de cordas bem executado, sem dúvidas, uma das melhores do disco!


O Ratt nos reservou outra grata surpresa logo em seguida à candidata a melhor do álbum, “Head I Win, Tails You Loose’, tá tudo bem, confesso que não é esse boom todo, mas a faixa conta com ninguém mais, ninguém menos do que Jon Bon Jovi, o hitmaker faz uma bela parceria com Pearcy, e entregam um trabalho consistente.
“All or Nothing” e “Can’t Wait on Love” são mais umas daquelas “completa álbum”, facilmente retiráveis, suas presenças passam despercebidas, mais uma vez vou creditar o ótimo trabalho das guitarras – na verdade, eles salvam o disco.
Sim, e cadê a balada, onde já se viu um álbum Hard / Glam, sem a sua power ballad?
Olha ela aí! “Givin Yourself Away” é carregada pela magia oitentista, muitos chamam de cafona, mas não tem como não vibrar com elas.
“Top Secret” entra com com uma linha de baixo estrondosa que definitivamente se destaca. Esta é uma ótima música para encerrar o álbum, e estou feliz por eles terem feito isso.
Detonator é um daqueles álbuns que tem muito material sem graça, mas contém algumas joias. Eu diria que, no geral, é bastante legal, mas definitivamente não é um “Out of The Cellar” da vida, nem tampouco um Invasion of Your Privacy . Ratt sempre foi bastante consistente em comparação com outras bandas do gênero. Claro que eles tiveram algumas músicas fracas, mas eles sempre lançaram músicas sólidas que você pode contar que serão lembradas para sempre.

Ratt – Detonator
Data de lançamento: 21 de Agosto de 1990
Gravadora: Atlantic


Tracklist:
01. Intro To Shame
02. Shame Shame Shame
03. Lovin’ You’s A Dirty Job
04. Scratch That Itch
05. One Step Away
06. Hard Time
07. Head I Win, Tails You Lose
08. All Or Nothing
09. Can’t Wait On Love
10. Givin’ Yourself Away
11. Top Secret

Integrantes:
Stephen Pearcy – vocal
Robbin Crosby – guitarra
Warren DeMartini – guitarra
Juan Croucier – baixo
Bobby Blotzer – bateria

Baixe nosso aplicativo na Play Store e tenha todos os nossos conteúdos na palma de sua mão.
Link do APP: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roadiemetalapp
Disponível apenas para Android

Encontre sua banda favorita