Falar do “Ratos” é falar sobre uma das bandas mais respeitadas do Brasil, João Gordo e Cia. sempre mandam bem na questão do Punk, suas músicas curtas, rápidas e sujas, com letras críticas foram e ainda são as que mais demonstram a situação real do nosso mundo. Tudo é bem descarado e direto, de um jeito que só a banda sabe fazer.
“Feijoada Acidente?” é o álbum do qual falaremos hoje, lançado em 1995, sua lista de faixas é totalmente feita de covers de Punk nacionais e internacionais. O título é uma paródia a “The Spaghetti Incident?“, disco do Guns N’ Roses, lançado na época, com covers de bandas Punks.
A versão nacional é composta de covers de bandas nacionais, como Lobotomia, Olho Seco, Garotos Podres, além de regravações do próprio Ratos. Essa foi chamada de “Feijoada Acidente?” – Brasil e, obviamente, a versão internacional conta só com músicas estrangeiras, chamada e “Feijoada Acidente?” – International.
Em sua versão nacional, de cara se destacam “Olho de Gato” e “Lobotomia“, que se você entende algo, realmente tem o ouvido muito bom. “John Travolta” é super divertida, com sua letra criticando o pessoal que idolatrava o ator, além de citar a Roqueira Rita Lee.
Outra muito divertida, por conta da letra, é “Papai Noel”, dos Garotos Podres, na versão do Ratos ficou um pouco mais pesada, mas continua ótima. Ainda temos “Classe Dominante“, o título auto-explica qual é a crítica, “Direito de Fumar“, que em opinião pessoal, é uma das mais legais músicas do Ratos, e fechamos com “Nós Somos a Turma“.
A versão Internacional tem algumas músicas mais encorpadas, mas continuam sendo bem curtas, mas algumas não tão rápidas. “Private Affair“, “Pure Hate” , “Police Story” são as que mais me agradam, junto com “Insight” do Dead Kennedys.
O que não podemos negar, é que o Ratos não é pra qualquer tipo de ouvinte, muitos podem torcer o nariz pelo estilo da banda, o jeito que o Gordo canta, mas seria legal darem uma chance para o som dos caras. Esse álbum só com covers e regravações foi uma ótima ideia, mostrou o vasto leque de influências da banda, e também a qualidade dos seus músicos, que tocaram muito bem, fizeram muito bem sua parte. Recomendo ouvir o álbum pra se divertir, prestando bastante atenção nas letras, bom, as que você conseguir entender.
Formação:
João Gordo (vocal);
Jão (guitarra);
Pica-Pau (baixo);
Boka (bateria).
Faixas:
-Nacional-
01 – Câncer (Hino Mortal)
02 – Olho de Gato (Olho Seco)
03 – Lobotomia (Lobotomia)
04 – John Travolta (AI-5)
05 – Não Podemos Falar
06 – Desemprego (Fogo Cruzado)
07 – Capitalismo (Psychic Possessor)
08 – A Bomba
09 – Falsa Liberdade (Olho Seco)
10 – Tô Tenso (Patife Band)
11 – Buracos Suburbanos (Psykóze)
12 – Corrupção
13 – Papai Noel (Garotos Podres)
14 – Medo de Morrer (Inocentes)
15 – O Dotadão Deve Morrer (Cascavelletes)
16 – 0 Só Pensa em Matar
17 – Os Ratos (Anarkólatras)
18 – Classe Dominante (Restos de Nada)
19 – Direito de Fumar”
20 – Nós Somos a Turma
-Internacional-
01 – Fuck Off and Die (Chaotic Dischord)
02 – Private Affair (The Saints)
03 – Pure Hate (Poison Idea)
04 – Servizio Militare (Eu’s Arse)
05 – Big Women (G.B.H.)
06 – Bad Guy Reaction (Rezillos)
07 – Police Story (Black Flag)
08 – Spräckta Snutskallar (Shitlickers)
09 – Raped Ass (Anti-Cimex)
10 – Red Tape (Circle Jerks)
11 – Suspect Device (Stiff Little Fingers)
12 – Mucha Policía, Poca Diversión (Eskorbuto)
13 – In My Eyes (Minor Threat)
14 – Aloha, Steeve and Danno (Radio Birdman)
15 – Kität on Natisisikoja (Kaaos)
16 – Rajoitettu Ydinsota (Rattus)
17 – Yeah Yeah Yeah! (The Vibrators)
18 – Insight (Dead Kennedys)
19 – 1983 (Inferno)
20 – Catholic Boy (Dead Boys)
21 – Out of Order (Disorder)