1984 foi um ano agitado na política brasileira com várias passeatas em prol das Diretas Já, movimento que pedia eleição para presidente já que vivíamos o canto do cisne da ditadura militar no país. Nessa efervescência surgia o primeiro registro punk de uma banda brasileira, Crucificados Pelo Sistema do Ratos De Porão.

Formado no final de 1981, o RDP se tornou referência no gênero e reconhecida mundialmente. Influenciados pelo movimento punk, João Carlos Molina Esteves (Jão, vocalista e guitarrista) formou o Ratos De Porão com o primo dele Betinho na bateria e Jabá no baixo. Com essa formação participaram do festival O Começo do Fim do Mundo. Em 84, já com Mingau na guitarra, com Jão na bateria substituindo Betinho e João Gordo na voz, o Ratos de Porão lança o álbum pioneiro do hardcore/punk, Crucificados Pelo Sistema, um álbum manifesto de uma época sufocante. Com certa precariedade dos equipamentos mas aliando uma vontade e fúrias inabaláveis, a banda criou clássicos que eternizaram e que fazem parte do set list ainda hoje: “Morrer”, “Caos”, “Agressão/Repressão”, entre outras. Letras diretas versando sobre problemas de cunho social feita por jovens de classe baixa mas com atitude.

Crucificados Pelo Sistema coloca em menos de dezoito minutos todo um espírito irônico, caótico, descompromissado que os punks paulistanos viviam.
O mundo mudou muito com tendências artísticas, culturais, enfim… mas continuamos arcaicos na política e na educação, o que faz desse disco tão atual e um marco.
Nos 30 anos de Crucificados Pelo Sistema, o Ratos de Porão nunca traiu, pelo contrário… seguem firme e forte mantendo sua honestidade e atitude!

Formação:
– João Gordo (vocal);
– Mingau (guitarra);
– Jabá (baixo);
– Jão (bateria).

01 – Morrer
02 – Caos
03 – Guerra Desumana
04 – Agressão-Repressão
05 – Obrigado A Obedecer
06 – Asas Da Vingança
07 – Que Vergonha
08 – Poluição Atômica
09 – Pobreza
10 – F.M.I.
11 – Só Pensa Em Matar
12 – Sistema De Protesto
14 – Periferia
15 – Crucificados Pelo Sistema
16 – Corrupção

Encontre sua banda favorita