Este redator que vos fala não tem inclinação para o Metal Industrial, nem para cantores com tons gravíssimos de voz e nem tampouco com qualquer música que seja cantada em alemão. Seria então um prato cheio para falar horrores sobre o Rammstein, correto? Não!

A banda tem suas origens na época da queda do Muro de Berlin após Till Lindemann conhecer Richard Kruspe. Na hora de escolher um nome para o grupo, a turma inspirou-se em um trágico acidente aéreo ocorrido em uma base aérea situada na cidade de Ramstein. Nome escolhido e com uma estabilização na formação e com várias músicas compostas, seis anos depois viria a estreia oficial.

Com uma carga influente do chamado “Synthpop” oitentista agregado ao Heavy Metal, “Herzeleid” deu as caras no dia 29 de setembro de 1995. A escolha por cantar no idioma nativo se deu pelo fato de Till jamais ter dominado de forma fluente o inglês. A capa, trazendo os seis integrantes semi-nus, trouxe certa polêmica, já que de certa forma, pode ser interpretada como o “nascimento de uma nova raça ariana”.

A produção é claramente inferior do que no segundo álbum “Sehnsucht”, mas não compromete em ver a bela qualidade das canções. Além disso, o amplo uso de linhas de teclado transforma totalmente “Herzeleid” em um trabalho indispensável para a galera que está em busca de um Heavy Metal com certa obscuridade. Alguns refrãos certamzente irão colar em vossas mentes, como é o caso de “Wollt Ihr Das Bett In Flammen Sehen?” e não há como negar que “Herzeleid” é obviamente um ponto fora da curva.

Poderoso, mecânico, sombrio, hipnótico e insano, “Herzeleid” traz um estilo musical diferente e dificilmente pode ser criticado devido à enorme quantidade de talento, inovação e criatividade investidos neste álbum. Como dito nas primeiras linhas desse meu texto, o trabalho conseguiu quebrar alguns antigos paradigmas que trazia comigo. Convido-os então para quem ainda não conhece, que o faça.

https://www.youtube.com/watch?v=q9xiCgOuCWM&list=PLVrU1Y_INgDTdzUvQSSaZ3kd2Az9tNP9a
Rammstein – Herzeleid
Data de lançamento: 24 de setembro de 1995
Gravadora: Motor Music Records

Faixas:
01. Wollt Ihr Das Bett In Flammen Sehen?
02. Der Meister
03. Weisses Fleisch
04. Asche Zu Asche
05. Seemann
06. Du Riechst So Gut
07. Das Alte Leid
08. Heirate Mich
09. Herzeleid
10. Laichzeit
11. Rammstein

Formação:
Till Lindemann (vocais)
Richard Z. Kruspe (guitarra)
Paul Landers (guitarra)
Christian Lorenz (teclados)
Oliver Riedel (baixo)
Christoph Schneider (bateria)

Encontre sua banda favorita