Após o hiato de quase 5 anos o Quiet Riot ressurge nos anos 90 e apresenta seu sétimo álbum de estúdio.
Imagino a expectativa dos fãs que esperaram tanto tempo por um registro novo de estúdio, que finalmente veio em 1993.
E apesar de mudanças na formação da banda e das novas tendências que o rock estava tendo (no início dos anos 90) o Quiet Riot se manteve firme as suas características principais, que inclusive levaram a banda ao estrelato nos anos 80 (principalmente com o sucesso do clássico Metal Health). Exatos 10 anos após lançarem seu maior trabalho, os caras entregam um novo álbum chamado Terrified. Que inclusive, muitos fãs consideram ser o “segundo” melhor trabalho na extensa discografia dessa banda californiana.
Terrified marca o retorno do vocalista Kevin DuBrow (que havia sido despedido após o álbum QR) e também a única participação do baixista Kenny Hillery (que viria a falecer em 1996)
Apesar de ter sido lançado em 1993, Terrified poderia ter sido lançado nos anos 80 e você não perceberia muita diferença, com exceção da ótima e moderna (até então) produção feita por Kevin DuBrow e Ricky DeLena.
Infelizmente para os caras da banda e também para seus fãs, os anos 90 não foram muito fáceis.
Terrified é efetivamente um ótimo álbum, extremamente técnico e virtuoso, mas que foi injustamente “engolido” pelo furacão grunge que se espalhou pelo planeta e principalmente pelos EUA na primeira metade dos anos 90. Mesmo assim, em 1994 eles ganharam um prêmio da American Indie Music Award na categoria de Heavy Metal.
Então vamos aos destaques desse sétimo álbum do Quiet Riot.
Abrindo com a ótima Cold Day in Hell que é um Hard Rock cadenciado vigoroso e poderoso, mostrando a ótima forma da banda, mesmo após tanto tempo sem lançar nada. Logo após Observe o solo de guitarra do Carlos Cavazo
Em Loaded Gun, apesar de haver uma variação grande de ritmo na música, é um ótimo hard rock e que com certeza enche o fã de orgulho, principalmente ao ouvir a afinadíssima voz do Kevin. Uma das melhores performances dele nesse álbum.
Na sequência voltam a tradição de inserir suas versões para músicas de outras bandas, desta vez foi a balada sessentista do Small Faces, Itchycoo Park. Que na versão Quiet Riot ficou mais, digamos, “country music”, ótimo resultado.
Eis então que chegamos ao “carro chefe”, a música que deu nome ao álbum e se tornou o maior hit do mesmo, Terrified. Nessa eles realmente “acertaram na mosca” e com certeza deixaram seus fãs com seus corações felizes e orgulhosos. Apesar de ter uma letra super “fácil”, a música tem tudo que um clássico do Hard Rock precisa. A guitarra está em destaque total, solos em boa parte da música, enquanto a linha de baixo faz os graves do estéreo trabalharem. E não tem como não ficar repetindo a palavra “Terrified” imitando (tentando imitar) o timbre do Kevin e seus “ô u ô“, diversão garantida. Como a faixa não teve vídeo oficial de divulgação, vou incorporar ao corpo deste texto um vídeo de Terrified ao vivo, do DVD Live in the 21st Century, gravado em 2003.
Com um belo início country (Slide Guitar), aliás, apesar de ser puro Hard Rock, Dirty Lover tem a guitarra bem influenciada pelo Southern Rock. Ótima faixa.
Little Angel mantém a pegada “Rock n Roll All Night and Party Every Day”, que faz dar uma nostalgia sensacional com o “Hard Farofa” dos anos 80. Apesar da pegada mais divertida, a música é tecnicamente excelente como as demais desse álbum.
Finalizando esse espetacular exemplar do “Hard Heavy”, Ressurection mostra de maneira instrumental, todo o virtuosismo, talento e técnica dos envolvidos. Com destaque para as guitarras do Cavazo que “fritou” as cordas de sua guitarra.
Como bonus track (de versões especiais), a banda tinha uma surpresa, o sensacional cover Wishing Well da banda Free, que ficou espetacular e que ajudou a tornar esse álbum ainda mais especial.
Apesar de Terrified não ter sido um sucesso comercial estrondoso, esse lançamento fez a banda voltar efetivamente a ativa, com sua voz “clássica” de volta, eles conseguiram gravar até 2006 o (derradeiro) álbum do Kevin DuBrow, Rehab. Pois em 2007 ele veio a falecer, vítima de uma overdose.
Terrified é um clássico do Quiet Riot e que merece total atenção dos que buscam conhecer a banda nos dias de hoje.
Virtuosismo, talento e ótimas composições fazem deste um dos melhores álbuns de Hard Rock de todos os tempos.
Quiet Riot – Terrified
Data de lançamento: 19 de julho de 1993
Gravadora: Moonstone Records
Tracklist:
01 – Cold Day in Hell
02 – Loaded Gun
03 – Itchycoo Park (Small Faces Cover)
04 – Terrified
05 – Rude Boy
06 – Dirty Lover
07 – Psycho City
08 – Rude, Crude Mood
09 – Little Angel
10 – Ressurection (instrumental)
11 – Wishing Well (Free Cover)
Line Up:
Kevin DuBrow – Vocais
Carlos Cavazo – Guitarras
Kenny Hillery – Contra Baixo
Frank Banali – Bateria
Músicos adicionais:
Bobby Rondinelli – Bateria
Chuck Wright – Backing vocals em Loaded Gun
Sean Manning – Backing vocals em Cold Day in Hell e Rude Boy