Roadie Metal Cronologia: Quiet Riot – Condition Critical (1984)

O álbum que dá sequência ao Roadie Metal Cronologia é o “Condition Critical“, do Quiet Riot, um álbum que talvez tenha dividido algumas opiniões dos fãs e da crítica, pelo fato de seguir a mesma linha do álbum anterior a ele “Metal Health“, que foi extremamente bem aclamado e bem recebido pelo público.

Mas “Condition Critical”, apesar de ter vendido milhões de discos, não foi original o suficiente pra se manter em alta por muito tempo.

Eu particularmente, nunca havia escutado nada dessa banda, e no primeiro contato que tive ao ouvir esse disco, pensei “parece um Def Leppard menos comercial e com um pouco mais de raiva”.

O disco abre com a faixa “Sign Of The Times“, cujos vocais e o timbre da guitarra remetem um pouco ao Kiss. A música é bem animada e com solos de guitarra bem hard oitentistas e característicos.

“Mama, We Are All Crazy Now” é bem eletrizante com um refrão bem fácil de gravar na cabeça, e dá a nítida sensação de que Def Leppard e Kiss se juntaram e fizeram uma música juntos! A terceira faixa é “Party All Night”, pelo nome eu achei que teria uma letra e melodia tão eletrizantes e grudentas como a anterior, mas achei que deixou um pouco a desejar, e por mais que a faixa seja boa, não têm nada de especial.

“Stomp Your Hands, Clap Your Feet” têm uma ideia bacana, uma batida constante de bateria que é quebrada com um riff de guitarra curto. As frases do refrão se repetem do meio da música até o final, o que a torna meio maçante e não muito criativa.

“Winners Take All” é aquela típica faixa mais calma e dançante que todo disco dessa época têm. Aquela pra abraçar todos os seus amigos e cantar o refrão em coro junto com a música. É seguida pela faixa-título “Condition Critical“, é um pouco mais agitada que a última, mas também não chega aos pés do ritmo eletrizante que as demais faixas estavam seguindo. A faixa conta com gritos extremamente agudos em sincronia com guitarras com um timbre também super “ardidos”.

Scream And Shout” faz jus ao nome e realmente dá aquela vontade de sair berrando e pulando, segue a mesma vibe de “Mama, We Are All Crazy Now”, com um ritmo e harmonia que realmente laçam você.

As faixas “Red Alert” e”Bad Boy” seguem a mesma linha de composição, com um refrão facilmente cantável, uma bateria sempre no mesmo ritmo, e uma guitarra que vez ou outra quebra com um riff rápido e melódico.

O disco termina com “(We Were) Born To Rock“, o refrão beira o previsível, mas é contagiante, e o instrumental surpreende, com levadas diferentes no final, digno de um “grand finale”.

Minha nota para o disco será 7, pois os refrões são quase todos extremamente óbvios, por mais legais e envolventes que sejam.

quiet riot condition critical


Quiet Riot – Condition Critical
Data de Lançamento: 27 de julho de 1984
Gravadora: Pasha
 
Tracklist:

1.       Sign Of The Times
2.       Mama, We Are All Crazy Now
3.       Party All Night
4.       Stomp Your Hands, Clap Your Feet
5.       Winners Take All
6.       Condition Critical
7.       Scream And Shout
8.       Red Alert
9.       Bad Boy
10.   (We Were) Born To Rock

Encontre sua banda favorita