O ano era 1977, vária vertentes do rock proliferavam nas rádios, capturando os mais ávidos ouvidos. No meio desse vulcão de sons, Sua Majestade, a “Rainha” cravava seu nome na história. “A Day at the Races” havia sido lançado um ano antes e o sexto álbum do Queen, “News of the World”, produzido pela própria banda e Mike Stone começou a ser gravado, em julho, indo até setembro, para ser lançado em 28 de outubro, pela EMI, no Reino Unido e Elektra, Hollywood, nos EUA. O álbum marca o lançamento de 2 clássicos absolutos e eternos, “We Will Rock You” e “We Are the Champions”, além de outros 2 singles de sucesso “Spread Your Wings” e It’s Late”.

O sucesso alcançado pelo disco é digno de nota, pois chegou a platina quádrupla, nos EUA e dupla, no Reino Unido, além de conquistar altas posições ao redor do mundo. “News of the World” foi gravado em Londres, no Sarm West e no Wessex Studios. Sonoramente, o álbum continua na essência do que é o Queen, com muita experimentação e mistura de estilo, com orquestrações e coros de vozes, distribuídas em suas 11 faixas. Os quatro membros da banda assinaram composições, tendo duas canções de autoria de John Deacon e duas de Roger Taylor, sendo as demais divididas entre Freddie e May.

Os trabalhos são abertos pela clássica “We are the Champions”, que apesar de ser lançada neste disco, havia sido composta em 1975, por Freddie Mercury. Nem preciso me ater a tecer qualquer comentário sobre a canção, não é mesmo, pois 10 em cada 10 amantes do rock a conhecem por demais. Mas, antes de passar para a faixa seguinte, é importante ressaltar que há uma situação não muito comum aqui. Quando “We are the Champions” foi lançada como single, trouxe no lado B uma canção que se tornou uma das mais conhecidas da história do rock, simplesmente “We Will Rock You”, de Brian May, que foi mostrada no filme “Bohemian Rhapsody”, onde sua intenção era fazer o público interagir com a banda nos shows, com aquelas batidas de mãos e pés.

Depois dessa abertura apoteótica, temos a canção “Sheer Heart Attack”, que foi cantada por Taylor na demo, mas Freddie, na gravação oficial, com Taylor vocalizando os refrões. A música é tem uma levada punk proposital, pois era como uma resposta do Queen às bandas punk, onde segundo eles, não tinham talento. Em seguida surge “All Dead, All Dead”. Em uma alusão à morte de seu gato de infância, que serviu de inspiração, May a compôs e também a interpreta, sendo acompanhado por Freddie, tanto no piano, quanto nos vocais de apoio. Uma bela e emocional canção. “Spread Your Wings”, foi lançada também como single, sendo composta por Deacon, que apesar de aparecer no vídeo tocando piano, foi Freddie quem tocou, na gravação. Uma canção inspiradora. Fechando o chamado lado A, do disco surge “Fight From The Inside”, outra composição de Roger Taylor , que basicamente domina toda a canção, pois canta, toca bateria, guitarra rítmica e baixo, concentrando-se na “cozinha”, embora tenha um belo e marcante riff. É uma das mais pesadas do álbum.

O lado B se inicia com “Get Down, Make Love”, de Freddie. O detalhe da letra é que esta é uma das mais carregadas de erotismo da discografia do Queen, com sua forte conotação sexual. Tem uma levada bem percussiva e carregada de efeitos. Brian May assina a faixa seguinte, “Sleeping On The Sidewalk”, que não tem a participação de Freddie. A letra fala de um trompetista americano, que vai da pobreza à glória e é cantada por May com sotaque americano. Musicalmente tem uma levada jazzística. “Who Needs You”, de autoria de Deacon, que toca guitarra espanhola com May, traz Freddie cantando em um canal e a guitarra soando em outro, vem em seguida. A música tem uma levada caribenha muito gostosa. A penúltima faixa, “It’s Late” que também foi lançada como single, é uma composição de May, que usa a técnica do tapping. Ela soa como uma música em 3 atos, como no teatro. Encerrando o play temos “My Melancholy Blues”, que Freddie compôs e a interpreta ao violão, sem backings, nem guitarra, apenas com o baixo tocando junto.

“News of the World” é um álbum diversificado, intenso e mostra a banda fazendo o que sabe fazer. Tem seus méritos e um lugar cativo na história do rock.

Queen – News of the World
Data de Lançamento: 28/10/1977
Gravadora: EMI

Tracklist:
01. We Will Rock You (02:01)
02. We Are The Champions (02:59)
03. Sheer Heart Attack (03:26)
04. All Dead, All Dead (03:09)
05. Spread Your Wings (04:32)
06. Fight From The Inside (03:03)
07. Get Down, Make Love (03:51)
08. Sleeping On The Sidewalk (03:06)
09. Who Needs You (03:05)
10. It’s Late (06:26)
11. My Melancholy Blues (03:29)

Formação:
Freddie Mercury (vocais e piano)
Brian May (guitarra)
John Deacon (baixo)
Roger Taylor (bateria)

Baixe nosso aplicativo na Play Store e tenha todos os nossos conteúdos na palma de sua mão.
Link do APP: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roadiemetalapp
Disponível apenas para Android

Encontre sua banda favorita