Dando sequência a mais Roadie Metal Cronologia, dessa vez destrinchando a discografia de uma das bandas mais importantes da história do Rock mundial, sendo essa a britânica Queen, que teve o grandioso vocalista Freddie Mercury a frente de seus microfones.

Certamente, no ano de 1982, o Queen já se encontrava em um patamar onde não precisava provar mais nada para ninguém, estando a banda em seu completo auge. Mas, mesmo assim, o quarteto sempre foi do tipo que nunca quis se prender a nenhuma zona de conforto, procurando sempre inovar em seu som sempre que possível.

Sendo assim, no ano citado, a banda decide lançar ao mundo o “Hot Space”, um álbum que traria uma sonoridade completamente diferente daquilo que o grupo já tivesse mostrado nos trabalhos anteriores (pelo menos não em um álbum como um todo).

Aproveitando o hype que a música “Another One Bites the Dust” deu no álbum anterior, o Queen decidiu fazer um álbum completo praticamente seguindo a mesma linha do hit em questão.

O “Hot Space” junta estilos como o Pop, o Disco, Funk (o original oriundo dos Estados Unidos), R&B e o Dance, abrindo um pouco mão dos riffs de guitarra e dos solos, soando sempre como algo dançante, ou como uma balada. Com isso, Roger Taylor e Brian May acabaram sendo mais coadjuvantes nessa obra, tendo as linhas de baixo de John Deacon ganhado mais destaque na parte instrumental, isso sem falar na performance vocal de Freddie que sinceramente, dispensa maiores comentários.

É interessante ver também que duas músicas nesse álbum fazem referência ao assassinato do ex-Beatle John Lennon, ocorrido dois anos antes, sendo elas a “Put Out the Fire” e a “Life is Real (Song For Lennon)”.

A “Under Pressure” encerra o disco de forma épica promovendo um encontro de titãs, sendo a colaboração do cantor David Bowie com o Queen, tornando a canção em questão um dos maiores clássicos do grupo britânico até os dias de hoje.

O resultado do “Hot Space” é uma ótima execução com faixas cativantes e marcantes. Obviamente, na época, houve um estranhamento por parte dos fãs por conta da mudança brusca de som, tendo divido bastante as opiniões na mídia especializada.

Mas sinceramente, nunca foi simples colocar o Queen em um gênero específico, chamamos de “Rock” porque é onde está a principal base do som, mas desde o seu início, a banda estabeleceu uma identidade própria na sua música, mesmo com essas variações ao longo da discografia. E ver o como eles nunca falham musicalmente seja lá qual for a ideia ousada que eles tiveram, é o que faz o quarteto ser admirado até hoje mundialmente.

O “Hot Space” pode até ter feito muitos torcerem o nariz, mas certamente com o passar dos anos, a obra envelheceu muito bem.

Queen – Hot Space
Data de lançamento: 24 de maio de 1982
Gravadora: EMI

Tracklist

01 Staying Power
02 Dancer
03 Back Chat
04 Body Language
05 Action This Day
06 Put Out the Fire
07 Life is Real (Song for Lennon)
08 Calling All Girls
09 Las Palabras de Amor (The Word of Love)
10 Cool Cat
11 Under Pressure (feat. David Bowie)

Formação

Freddie Mercury – vocal
Brian May – guitarra
John Deacon – baixo
Roger Taylor – bateria

“Baixe nosso aplicativo na Play Store e tenha todos os nosso conteúdos na palma de sua mão.
Link do APP: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roadiemetalapp
Disponível apenas para Android”

Encontre sua banda favorita