A fase do Queen não era das melhores em meados dos anos 80. Hot Space (82) havia sofrido fortes criticas devido à mudança de direcionamento, enquanto The Works (84), apesar de possuir vários hits da banda, teve vendas medianas e uma recepção mista da crítica. Fora isso, em outubro de 1984 a banda se apresentou em um Casino Resort de luxo na África do Sul, quando o país ainda vivia o período do apartheid, o que rendeu pesadas críticas a banda. Isso, unido ao relacionamento entre os integrantes, que não vinha nada bem, fez com que os músicos chegassem a cogitar a separação.
Mas as coisas começaram a mudar em 1985, primeiro com a apresentação no Rock in Rio, para 300 mil pessoas, e na sequência, a história apresentação da banda no Live Aid, considerada a melhor da banda em sua carreira. Essa sequência de eventos levantou a moral do quarteto, que resolveu seguir em frente. Ainda nesse mesmo ano, receberam o convite para gravar a trilha sonora do filme “Highlander”, sendo essa a fagulha que faltava para entrarem em estúdio e saírem de lá com um novo álbum, intitulado A Kind Of Magic.
Lançado em 2 de junho de 1986, A Kind Of Magic tinha como base as músicas gravadas para a trilha sonora do filme. Fizeram parte da mesma, a faixa-título, “One Year of Love”, “Who Wants to Live Forever”, “Gimme the Prize (Kurgan’s Theme)” e “Princes of the Universe”. Mais 4 canções foram incluídas, sendo que uma delas, “One Vision”, vinha sendo gravada antes mesmo do convite. O álbum foi direto para a primeira posição na parada do Reino Unido, permanecendo entre os mais vendidos por nada menos que 63 semanas. Em números totais, foram vendidas 6 milhões de cópias em todo mundo.
Musicalmente, A Kinf Of Magic une o passado e o presente da banda, se mostrando um trabalho muito variado, com o Queen encontrando o equilíbrio que faltou em seus trabalhos anteriores. Canções como “One Vision”, com seu ótimo trabalho de guitarras, a clássica faixa-título, e o hit “Friends Will be Friends” já chamam a atenção de cara, assim como a mais do que conhecida “Who Wants to Live Forever”, que conta com a participação da National Philharmonic Orchestra. Outras que se destacam são as pesadas “Gimme the Prize (Kurgan’s Theme)” e “Princes of the Universe”. Em resumo, um álbum que recoloca o Queen na posição de destaque de onde nunca deveria ter saído.
Para encerrar, vamos a algumas curiosidades a respeito de A Kinf Of Magic. Esse foi o último álbum da banda com Freddie Mercury a contar com uma turnê de divulgação, já que em 1987 ele recebeu o diagnóstico de AIDS, e dai para frente, não excursionaram mais. Refletindo o péssimo clima interno da banda, Brian May foi proibido de participar de “One Year of Love”, canção composta por John Deacon, e este, em contrapartida, teve sua participação vetada em “Who Wants to Live Forever”, composição de Brian May.