Em 29 de janeiro de 2001, o PRIMAL FEAR lançava via Nuclear Blast, o seu terceiro álbum, “Nuclear Fire”. Sob a batuta do baixista e produtor Mat Sinner, a banda entrou no “The House of Music Studio”, na Alemanha. E cá estamos resenhando este disco aqui na ROADIE METAL CRONOLOGIA.

O álbum abre com “Angel in Black”, que embora seja uma música até interessante, forte, bem executada, não apresenta nada de novo, parecendo que o ouvinte está escutando uma banda cover do JUDAS PRIEST; o mesmo ocorre com a faixa “Kiss of Death“, que também é bem estruturada, entretanto, mais uma vez soa genérica.

Back From Hell” é uma música mais rápida, em que nos remete ao HELLOWEEN dos tempos dos “Keepers“…Mas o problema desta faixa está na mixagem, que deixou todos os instrumentos bem estridentes, tornando as coisas inaudíveis, e provocando uma verdadeira sonora torre de babel, e Ralf Scheepers berrando ali naquele meio. E tudo aqui se pôs a perder.

Now or Never” chega e é impossível resistir ao trocadilho com o título da música, pois é agora ou nunca para que eu venha a curtir o som da banda. E não é que os caras acertaram a mão com um Hard Rock bem feito e honesto? E olha que eu nem sou o maior fã do estilo, mas os carasganharam um pouco da minha confiança, sendo eleita por mim como a melhor música desta bolacha.

Fight the Fire” tem uma bela introdução, com riffs muito bons. É uma música mais calcada pra o Heavy Tradicional, com um solo bem legal. E isso me fez melhorar as impressões sobre a banda.

Eye of an Eagle” é um belo Hard Rock, pesado, sombrio, moderno, onde os destaques são os riffs, muito bem elaborados e estruturados, além de executados com perfeição. Estou começando a me empolgar.

Uma acalmada nos ânimos com a balada “Bleed for Me“, o que no meu entender não foi muito legal. Não, a música não é ruim, ao contrário, é mais pelo fato de que como a minha impressão com as três músicas que abrem o disco não terem sido das melhores e as coisas mudaram com as três faixas subsequentes, aqui veio o anti-clímax, mas ok, é uma música bem bonitinha e aqui eu destaco o vocal de Ralf Scheepers, mostrando nastante desenvoltura.

A faixa título traz de volta o Power Metal da banda e nada a mais. A gritante semelhança com o HELLOWEEN é latente e isso só faz da banda apenas mais uma na multidão. Mais do mesmo. E quando eles optam por seguir essa linha, se torna mais uma das inúmeras bandas genéricas que temos na cena.

Em “Red Rain“, os caras apostam no simples: Heavy Metal puro, sem muitas firulas. Estrofes legais, refrão grudento e mesmo com os clichês do estilo, essa é uma música bem legal.

Iron Fist in a Velvet Glove” é uma outra boa música mais puxada para o Hard Rock, não tão pesada quanto as anteriores, mas bem interessante. Aqui eu observei uma semelhança com uma banda conterrânea e também contemporânea: o SYMPHORCE. Muito boa canção.

Fire on the Horizon” traz a banda voltando ao Power Metal, como nas primeiras núsicas. Bem tocado sempre é, pois os caras são excelentes músicos,  mas nesta faixa, o PRIMAL FEAR se torna cópia barata do HELLOWEEN.

A bolacha chega ao fim com “Living for Metal“, cujo título mais se encaixaria em alguma música do MANOWAR. Porém, ela encerra bem esse álbum cheio de altos e baixos. É uma música boa, na qual a banda apostou no Heavy Metal puro e simples, com destaque para os agudos de Ralf Scheepers.

O PRIMAL FEAR não é uma banda ruim, o problema é o estilo que eles abraçaram e escolheram trilhar, que é uma linha bem tênue. Quando optam pelo Power Metal, a banda soa chata, genérica, irritante e pedante, mas quando optam pelo feijão-com-arroz e vão pelo caminho do Hard Rock, é uma agradável surpresa. Não foi esse o disco que me fez tornar fã da banda. Um disco extremamente razoável.

Lineup:

Ralf Scheepers – Vocal

Stefan Leibing – Guitarra

Henry Wolter – Guitarra

Mat Sinner – Baixo/Produtor

Klaus Sperling – Bateria

Tracklisting:

01 – Angel in Black

02 – Kiss of Death

03 – Back From Hell

04 – Now or Never

05 – Fight the Fire

06 – Eye of an Angle

07 – Bleed for Me

08 – Nuclear Fire

09 – Red Rain

10 – Iron Fist in a Velvet Glove

11 – Fire on the Horizon

12 – Living For Metal

Encontre sua banda favorita