A última vez que eu havia ouvido Primal Fear, foi no seu álbum debut homônimo. Depois disso, em meio à chuva de bandas de Power Metal que entraram na minha discografia, não dei continuidade em acompanhar a carreira dos alemães. Ouvir o décimo álbum de estúdio dos caras foi um choque misturado com uma surpresa.
Por um lado, a sonoridade me soou bem familiar, com aqueles riffs fortíssimos e refrões típicos de bandas de Power Metal. E por outro lado, o trabalho me soou muito similar com o que havia ouvido, nove discos atrás.
Um dos detalhes primorosos dos trabalhos do Primal Fear são as capas. A identidade da águia, símbolo da banda, que está presente em todos os trabalhos, vem magnificamente ilustrar mais uma vez um trabalho dos alemães. E nesse quesito, dou nota 10.
Hoje, mais calejado de ouvir inúmeras bandas de milhares de estilos, vejo o Primal Fear como uma banda consolidada, porém pouco criativa (neste álbum). Não vi experimentações ou variações que me trouxessem uma sensação de crescimento da banda em relação ao primeiro disco.
Apesar destes detalhes o disco é bem legalzinho. Faixas como “King for a Day” e “Delivering the Black”, são bons trabalhos e que nos remetem aos primórdios do Primal. “Inseminoid”, que fecha o disco, também vale ser ouvida. Mas, para por aí.
Como um bom disco do estilo, ‘Delivering the Black’, tem momentos altos e baixos. Quero destacar, além das já citadas, a bela balada “Born With a Broken Heart” – com a participação de Liv Kristine (Theater of Tragedy), é um dos momentos mais altos do trabalho, sendo aquela power ballad que vale colocar no set list.
O Primal Fear tem qualidade de sobra, só faltou ousar mais neste trabalho.
https://www.youtube.com/playlist?list=PLj1-iPUGE2WDvx3hGwdvz7lPyyAbh-TqB
Membros:
Ralf Scheepers (vocal)
Magnus Karlsson (guitarra e teclados)
Alex Beyrodt (guitarra)
Mat Sinner (baixo e backing vocals)
Randy Black (bateria e percussão)
Faixas:
01. King for a Day
02. Rebel Faction
03. When Death Comes Knocking
04. Alive & on Fire
05. Delivering the Black
06. Road to Asylum
07. One Night in December
08. Never Pray for Justice
09. Born with a Broken Heart
10. Inseminoid