Roadie Metal Cronologia: Pink Floyd – Ummagumma (1969)

O Pink Floyd é uma das melhores bandas que já existiu, eu mesmo já declarei minha admiração pelos britânicos em vários momentos. Tenho a discografia completa e sou apaixonado pelo trabalho da banda, alguns álbuns eu coloco em um pedestal, como “Dark Side Of The Moon” (1973) que pra mim é o melhor álbum de todos os tempos, “Animals” (1977) que é outra obra prima que não tem o devido valor, e “Meddle” (1971), que pra mim é onde o Pink Floyd realmente encontrou a direção certa.

Já outros álbuns são difíceis de ouvir, ou melhor, difíceis de compreender, como é o caso de “The Final Cut” (1983),  “A Momentary Lapse of Reason” (1987), esse que não me desce até hoje, e “Ummagumma” (1969), quarto álbum da banda, que é o qual resenharei hoje.

Dois discos, um ao vivo e outro em estúdio, o disco um, um ao vivo muito mal gravado, com faixas de sucesso da época, como “Astronomy Domine” e “Careful With That Axe Eugene“. A banda executa bem as faixas, mas a gravação que foi feita nos concertos em The Mother’s Club in Birmingham, no dia 27 de abril de 1969 e no Manchester College of Commerce, no dia 2 de maio, não ficaram nada boas e a própria banda já admitiu isso, Gilmour o considera mal gravado e disse que pensaram em refazê-lo, porém Richard Wright, que até concorda com o guitarrista, disse que experiência o ensinou muito em termos de composição e de estrutura.

No disco dois, temos as composições em estúdio, o curioso é que cada membro compôs um tema próprio e depois juntaram e formaram o álbum, o que tornou tudo muito “picado” e estranho, salvando poucas exceções.

Nas composições de Richard Wright, temos a faixa “Sysyphus” dividida em quatro partes, a primeira parece uma abertura de concerto ou de um filme, com percussões dando o tom. Já a segunda é a melhor, com uma composição bem competente no piano, assim como a terceira, essa com um tom de suspense, assemelha-se com músicas de filmes do gênero. A quarta e última é um teclado muito sombrio que parece fazer parte de um filme de terror.

Das duas faixas de Roger Waters, “Grantchester Meadows” é cantada com um violão de acompanhamento, tem muito mais a cara da banda. Lembra muito algo que viria a ser feito por Waters em “The Wall” (1979). Já “Several Species Of Small Furry Animals Gathered Together In A Cave And Grooving With A Pict” é psicodélica e soa desnecessária, com sons estranhos parecendo animais.

A composição de David Gilmour é mais lucida, “The Narrow” é dividida em três partes, a primeira é uma bela composição acústica onde Gilmour ainda busca seu timbre perfeito, mas é uma bela música. A segunda conta com uma guitarra elétrica e uma percussão, é menos empolgante, mas funciona. Já na terceira, é qual mais se parece com o que o Pink Floyd se tornaria nos anos seguintes, mais melódica e arrastada.

Agora a contribuição de Nick Mason é chamada de “The Grand Vizier’s Garden Party“, a primeira é “Entrance“, um toque de flauta, ou algum instrumento de sopro que eu desconheço, que poderia muito bem ser usada em filmes épicos, como “O Senhor dos Anéis“. A segunda parte é “Entertainment“, que é mais uma que soa desnecessária, parece um Jam que sobrou de algum ensaio que colocaram no álbum e a terceira, “Exit“, é exatamente o toque de flauta da primeira parte, que encerra o álbum.

Ummagumma” não é clássico, é mal gravado, mas foi importante para o crescimento da banda, com certeza esse pequeno momento, onde a banda ainda tentava encontrar o som perfeito, foi de muito aprendizado para que certos erros não fossem cometidos novamente. Tanto que poucos anos depois a banda já estava lançando seus clássicos com a maestria e perfeição que só o Pink Floyd pôde nos proporcionar.

Formação:
David Gilmour (Vocal, Guitarra);
Roger Waters (Baixo, Vocal);
Richard Wright (Teclado, Piano, Vocal);
Nick Mason (Bateria, Percussão).

Faixas:

Ao Vivo:
01 – Astronomy Domine (Live)
02 – Careful with That Axe, Eugene (Live)
03 – Set the Controls for the Heart of the Sun (Live)
04 – A Saucerful of Secrets (Live)

Estúdio:
01 – Sysyphus (Part 1)
02 – Sysyphus (Part 2)
03 – Sysyphus (Part 3)
04 – Sysyphus (Part 4)
05 – Grantchester Meadows
06 – Several Species Of Small Furry Animals Gathered Together In A Cave And Grooving With A Pict
07 – The Narrow Way (Part 1)
08 – The Narrow Way (Part 2)
09 – The Narrow Way (Part 3)
10 – The Grand Vizier’s Garden Party (Entrance)
11 – The Grand Vizier’s Garden Party (Entertainment)
12 – The Grand Vizier’s Garden Party (Exit)

Encontre sua banda favorita