Roadie Metal Cronologia: Paradise Lost – The Plague Within (2015)

 Hoje na Roadie Metal Cronologia voltamos a dois anos atrás pra falar sobre o lançamento do décimo quarto álbum de estúdio da banda Paradise Lost, ‘The Plague Within’. Lançado em junho do mesmo ano pela Century Media o álbum marca o retorno da banda ao estilo Death/Doom mesmo que mesclado ao estilo gothic metal já encorporado pelo grupo. Certamente o fato da participação do guitarrista Gregor Mackintosh em sua banda paralela Vallenfyre e do vocalista Nick Holmes na Bloodbath tenham servido com incentivo para mais uma vez trazer estes elementos de volta a banda, o que para o público se tornou muito agradável.

  O resultado foram músicas densas e encorpadas com uma grande dose de agressividade moderna mas em perfeita harmonia, sem exageros por parte de nenhum dos lados. A pragmática performance vocal de Holmes nos remete logo na primeira faixa “No Hope in Sight” a 1992, época de Shades of God, o que torna as coisas mais interessantes de imediato.

 O que torna interessante este regresso da banda ao passado é justamente o fato deles sempre renegarem sua história, até este momento com certeza, inclusive em 2002 Nick Holmes concedeu uma entrevista a revista Roadie Crew onde ele respondeu ao ser questionado sobre a possibilidade da banda voltar as raízes em um próximo álbum “Não, porque se o fizéssemos não seria verdadeiro. (…) Eu não gostaria de ver o Paradise Lost voltando no tempo e não gosto de bandas que agem desta forma. Quem faz isso, faz por dinheiro e não com o coração. Nós iremos sempre olhar para frente!”pois bem, aparentemente o futuro pregou uma grande peça no destino do grupo.

 No entanto este fato não surpreendeu os fãs brasileiros após o lançamento do álbum no Brasil pela Voice Music.

 Em um todo podemos concluir que ‘The Plague Within’ se trata de um trabalho feito pra dar certo, trazendo de volta o peso a genialidade moderna da banda sem pedir permissão ou opinião a ninguém, indo de faixas quase pré moldadas como “Terminal” e “An Eternity Of Lies” que trás detalhes do intocável “Gothic” de 1991, até “Sacrifice the Flame”, “Victim of the Past”, “Cry Out”, “Flesh from Bone” e “Return to the Sun” menos polidas e sem grandes inovações, o trabalho em si despertou interesse do público na medida certa.

 Uma agradável surpresa fica por conta de “Beneath Broken Earth”, faixa com grande peso na guitarra e ritmo arrastado na velha fórmula que tirou lágrimas de muitos fãs.

  Produzido por Jaime Gomez Arellano, o trabalho trás o quinteto formado por Nick Holmes (vocal), Greg Mackintosh (guitarra), Aaron Aedy (guitarra), Steve Edmondson (baixo) e Adrian Erlandsson (bateria) em dez faixas que mostram que os ingleses dominam plenamente a música que executam.

 A banda soube exatamente onde encaixar os riffs, quanto alternar os ritmos, o momento certo para mudar a dinâmica de cada faixa. O domínio que o Paradise Lost demonstra sobre a sua arte em The Plague Within, além de transmitir uma segurança absurda, mostra que a banda atingiu definitivamente a maturidade mesmo com tantos contratempos.

Tracklist

No Hope in Sight
Terminal
An Eternity of Lies
Punishment Through Time
Beneath Broken Earth l
Sacrifice the Flame
Victim of the Past
Flesh from Bone
Cry Out
Return to the Sun

*Para a edição japonesa o álbum inclui uma décima primeira faixa, “Victim Of The Past” – Versão Orquestral.

 * Arte visual por Zbigniew Bielak.

Membros da banda

Nick Holmes – Vocais
Aaron Aedy – Guitarra Base
Gregor Mackintosh – Guitarra Base/Solo e Teclados
Adrian Erlandsson – Bateria
Steve Edmondson – Baixo

Participações Especiais
Daniel Quill – Violino
Liam Byrne – Viola da Gamba
Heather Thompson – Vocais Femininos.

Conheça a banda:

Facebook Oficial

Site Oficial

Encontre sua banda favorita