Dando início ao nosso derradeiro Roadie Metal Cronologia, hoje começaremos a destrinchar toda a discografia da banda sueca de Metal Progressivo Pain of Salvation, iniciando pelo seu trabalho de estreia intitulado “Entropia”, lançado no dia 21 de agosto de 1997 através da gravadora Inside Out Music.
Para quem conhece o Pain of Salvation, sabe que o som deles não é do tipo fácil de digerir já na primeira audição, já que uma coisa que eles sempre adoraram fazer desde o início da carreira é experimentar.
E para começar, a banda já chegou com um álbum conceitual, o qual deixaremos o próprio Daniel Gildenlow, vocalista do grupo, falar a respeito:
“Esse álbum é um conceito bastante complexo e bem difícil de apertar. É sobre uma família em situação de guerra, sobre um pai que falha em proteger a família, sobre uma criança que precisa de um pai e não um soldado, sobre uma sociedade que mata e exclui e então tira as mãos dos restos mortais em choque com o que se tornou. É sobre um mundo que escolhi chamar de Entropia, que é uma combinação das palavras ‘Entropy’ e ‘Utopia’. Entropia é suspeitamente similar ao nosso mundo”.
A partir daí vocês já veem a complexidade da ideia que a banda teve, né?
Mas tendo isso tudo em mente, vamos para o álbum propriamente dito.
O CD começa com uma faixa não muito peculiar, sendo a “I (Foreword)” nada que causaria estranhamento na primeira audição, tendo uma típica linha de metal melódico, sendo assim o prologo do trabalho.
Mas aos poucos a banda vai deixando um pouco mais “complexas”, principalmente após a faixa “Winning a War”, onde as experimentações começam com variações de tempo fora do comum, e também com bastantes quebras ao longo da harmonia.
E voltando um pouco ao conceito do álbum, é interessante destacar a faixa “Oblivion Ocean”, a primeira balada do “Entropia”, que soa como o desespero de um pai que acaba de perder seu filho em uma tragédia.
E se fossemos eleger a música mais experimental do disco, essa com certeza seria a “Stress”, sendo o pico de uma sequência de experimentalidade que viriam em seguida com músicas como “Revival”, “To The End” e “Nightmist”.
É interessante também observar que o álbum tem aquela divisão de “três atos”, como todos os roteiros de teatro ou de cinema normalmente tem, tentando a partir dali contar uma história com a sua música.
Confesso que sonoramente, por conta do alto nível de complexidade das músicas, é um pouco complicado pegar toda a mensagem que o Pain of Salvation que passar em suas canções, porque uma coisa é fato: Pain of Salvation não é para qualquer ouvido.
E com o melancólico epílogo “Leaving Entropia”, o Pain of Salvation encerrou o seu álbum de estreia, mostrando ao mundo da música que não tinha chegado para brincadeira,
Pain of Salvation – Entropia
Data de lançamento: 21 de agosto de 1997
Gravadora: Inside Out Music
Tracklist
01 I (Foreword)
02 Welcome to Entropia
03 Winning a War
04 People Passing By
05 Oblivion Ocean
06 Stress
07 Revival
08 Void of Her
09 To The End
10 Circles
11 Nightmist
12 Plains of Dawn
13 Leaving Entropia (Epilogue)
Formação
Daniel Gildenlow – vocal e guitarra
Kristoffer Gildenlow – baixo
Fredrik Hermansson – teclado
Johan Langell – bateria
Daniel Madic – guitarra