Roadie Metal Cronologia: Overkill – The Grinding Wheel (2017)

Nos últimos anos, assim como em praticamente toda a sua carreira, o Overkill tem presenteado os fãs com discos excelentes. Desde “Ironbound” (2010), foi uma sequência quase que irrepreensível, culminando, em 10 de fevereiro de 2017, no poderoso “The Grinding Wheel”, lançado pela Nuclear Blast.

A produção do álbum ficou a cargo da própria banda, que fez um ótimo trabalho, e a masterização e a mixagem foram realizados pelo renomado Andy Sneap (Accept, Saxon, Opeth, Amon Amarth, Arch Enemy, Exodus, Megadeth, entre tantos outros). O desempenho do vocalista Bobby “Blitz” Ellsworth, que hoje está com 58 anos (57 quando no lançamento do disco), é, com todo certeza, um dos grandes destaques. Seu timbre característico e sua extensão vocal estão acima da média.

A longa “Mean, Green, Killing Machine” abre o disco de maneira primorosa. Com toques oitentistas e nuances Metal Tradicional, algo que acontece em outros momentos durante a execução do álbum. A sequencia com “Goddamn Trouble” e  “Our Finest Hour” é enérgica e traz refrões potentes, grudentos. As três primeiras faixas já conquistam o ouvinte. Impossível ficar indiferente ao som apresentado em cada uma delas.

Não dá pra deixar de citar a sonoridade do baixo de DD Verni, que pedrada. O cara deixa sua marca em todas músicas, em linhas essenciais e cativantes, principalmente na épica e variada  faixa-título. Além das pauladas thrash supracitadas, podemos destacar “Come Heavy”, que traz uma verdadeira aula de riffs de Dave Linsk e Derek “The Skull” Tailer, em um Heavy Metal altamente influenciado por Black Sabbath; e “Red White and Blue”, onde o baterista Ron Lipnicki mostra toda sua técnica e fúria.

Em linhas gerais, estamos diante de um grande disco de Thrash Metal. Como é bom ver uma banda, após longos anos e 18 álbuns de estúdio, ainda em forma, com muita lenha pra queimar e soando como se estivesse com o pique do início de carreira, mas com muita experiência e anos de estrada nas costas. Nossos ouvidos agradecem, a história da música pesada agradece.

Formação:
Bobby “Blitz” Ellsworth (vocal);
Dave Linsk (guitarra);
Derek Tailer (guitarra);
D.D. Verni (baixo);
Ron Lipnicki (bateria).

Faixas:
01. Mean, Green, Killing Machine
02. Goddamm Trouble
03. Our Finest Hour
04. Shine On
05. The Long Road
06. Let’s All Go to Hades
07. Come Heavy
08. Red White and Blue
09. The Wheel
10. The Griding Wheel

Encontre sua banda favorita