Lançado em 2001, “Blackwater Park” é o quinto álbum de estúdio da banda sueca Opeth. O álbum foi gravado no Studio Fredman, Em Gotemburgo, na Suécia. A formação da banda em tal material consistia em Mikael Åkerfeldt (guitarra, vocal), Peter Lindgren (guitarra), Martín Méndez (baixo) e Martin Lopez (bateria).

A primeira faixa, “The Leper Affinity”, inicia com um instrumental agressivo e o vocal gutural Mikael. A referida faixa, com mais de 10 minutos de duração, evidencia o caráter progressivo da música do Opeth. Com passagens técnicas, ora cadenciadas, e até um momento acústico, “The Leper Affinity” faz a apresentação do álbum.

“Bleak”, a segunda faixa, é uma música mais desacelerada, em relação à primeira faixa. Em tal música há uma atmosfera sombria criada por certas passagens de guitarra e há ainda momentos melódicos, com vocais limpos e violões de aço. “Harvest” é a terceira faixa do álbum. Esta faixa, diferentemente das anteriores, possui cerca de 6 minutos. “Harvest” trata-se de uma música acústica, com vocais limpos, bateria e alguns momentos em que há uma guitarra solo.

“The Drapery Falls”, a quarta música, por sua vez, é uma faixa que possui certas características das duas primeiras faixas do álbum. A aludida música possui passagens cadenciadas, acústicas e ainda trechos com riffs de guitarra distorcida. A quinta música do álbum se chama “Dirge for November”. Esta faixa inicia de forma acústica e então passa para um momento com vocal gutural, guitarra distorcida e o restante do instrumental acompanhando. “Dirge for November” é uma faixa que se destaca no álbum devido a atmosfera melódica que a permeia.

“The Funeral Portrait”, a sétima música, é uma composição com fortes influências de rock progressivo. A aludida música possui muitas passagens cadenciadas e complexas, de modo que essas características se evidenciam na faixa. Já a oitava música, “Patterns in the Ivy”, a faixa mais curta do álbum, trata-se de um instrumental acústico, possuindo aproximadamente 2 minutos de duração. A última música do álbum, que leva o nome do álbum, trata-se de uma composição com uma atmosfera mais carregada e pesada, em relação às outras músicas do álbum. “Blackwater Park” possui elementos que são característicos das vertentes mais pesadas do heavy metal, entretanto, tal música carrega ainda o caráter progressivo que caracteriza o som do Opeth, sendo assim uma música com dinamicidade.

“Blackwater Park” é um dos álbuns mais respeitados da carreira do Opeth. Tal álbum possui excelentes composições que corroboraram para que a banda obtivesse o reconhecimento que tem hoje no cenário internacional e, portanto, é um importante registro na história da banda.

Encontre sua banda favorita