Desde que comecei a escrever em sites, obviamente, comecei a conhecer muita coisa e abrir meu leque musical. Escrever resenhas de álbuns escolhidos por colegas de imprensa me fez conhecer muita banda interessante, e uma delas é Novembers Doom. Engraçado que eu sempre cavei em buscar de bandas do estilo Doom Metal, mas esta eu não conhecia.

Comecei a ouvir os trabalhos da banda, e cheguei no quarto disco, lançado em 2002 pela Dark Symphonies e em 2004 pela The End Records com um segundo CD contendo o EP “For Every Leaf that Falls” e versões ao vivo das faixas “Lost in a Day” e “Not the Strong” e um vídeo bootleg ao vivo de “Within My Flesh” – informações boa para quem gosta de colecionar materiais legais ou para quem acabou de conhecer a banda e procura algo interessante para a coleção.

Este álbum – assim como os outros trabalhos – transpõe um visual muito frio e cheio de tristeza, mesclado com um pouco de metal melódico, com vocais que consistem em um som gutural um tanto atenuado, separado por vocais suaves e limpos com as ocasionais passagens faladas. Ao ouvir isso, é capaz imaginar cenas sombrias e tristes no inverno congelante da Europa – embora a banda seja de Chicago, nos EUA.

Tudo está bem representado aqui e retrata um ambiente melancólico completo, particularmente, é um estilo que eu gosto muito, com letras sobre sentimentos, que não tem velocidade, nem habilidade técnica, simplesmente a sensação – que é isso que uso para falar sobre algum álbum, visto que não sou formada em música e não entendo nada da parte técnica. Posso passar horas escutando músicas que alternam entre o estilo pesado e o estilo melódico mais suave algumas vezes, o que torna as coisas um pouco mais interessantes.

Faixas:

  1. Not the Strong
  2. Broken
  3. Lost in a Day
  4. Within My Flesh
  5. If Forever  
  6. The Spirit Seed  
  7. Torn  
  8. The Lifeless Silhouette  
  9. Dreams to Follow (instrumental)
  10. Dark Fields for Brilliance  

Formação:

Paul Kuhr (vocal)
Joe Nunez (bateria)
Larry Roberts (guitarra)
Eric Wayne Burnley (guitarra, teclado)

NOTA: 8.5/10

Encontre sua banda favorita