Essa foi mais uma das ocasiões onde o “Roadie Metal Cronologia” me fez ouvir uma banda a qual eu nada conhecia, se tratando dessa vez da americana Novembers Doom, que como o próprio nome já diz, se trata de um grupo de Doom Metal (ou Death Doom Metal para se mais específico).
O “Of Soulptured Ivy and Stone Flowers” é o segundo álbum lançado pelo grupo, tendo o mesmo saído em 1999, quatro anos após o seu debut “Amid It’s Halloweed Mirth”.
Por não conhecer a história e nem maior parte do trabalho do grupo, não posso detalhar muito em relação a esses assuntos, ou seja, esse texto se resumirá as impressões que tive apenas ao ouvir esse álbum, ainda se tratando do fato desse ser meu primeiro contato com o Novembers Doom.
Bom, o Novembers Doom é o típico “Doom Metal Raiz’, bastante pesado, arrastado e sujo, mas mesmo assim, o álbum caminha por sonoridades referentes ao Doom (como já mencionado), o Death Metal puro (sem linhas de Doom), e até o gótico, isso levando em questão que algumas músicas lembraram muito faixas presentes no álbum “Wolfheart” da banda gótica portuguesa Moonspell, principalmente por conta das partes com vocal feminino.
A banda não entra no erro de muitas outras do estilo onde todas as músicas tem a mesma pegada, e soam completamente repetitivas, o Novembers Doom consegue variar bastante nesse quesito.
Mas, mesmo assim, o “Of Soulptured Ivy and Stone Flowers” acabou sendo um álbum chato e cansativo de ouvir por conta de duas coisas: a dinâmica e a produção.
A “dinâmica” pelo fato de nenhuma música ser do tipo “instigante”, pois o “arrastado” do mesmo não consegue envolver a pessoa com seu som, e isso, juntando com a produção de baixa qualidade em que o álbum foi feito, acaba sendo a equação perfeita para uma audição completamente cansativa, e até mesmo sonolenta.
A sonoridade do álbum não é linear, isso é fato, mas infelizmente apenas isso não basta para conseguir envolver o ouvinte.
Nota: 6
TRACKLIST:
- With Rue and Fire
- The Jealous Sun
- Suffer the Red Dream
- All the Beauty Twice Again
- Reaping Forest Calm
- Before the Wind
- For Every Leaf that Falls
- Serenity Forgotten
- Forever with Unopened Eye
- Dawn Breaks
FORMAÇÃO
- Paul Kuhr – vocal
- Sasha Horn – bateria
- Cathy Jo Hejna – vocal
- Mary Bielich – baixo
- Eric Burnley – guitarra