Roadie Metal Cronologia: Nightwish – Angels Fall First (1997)

Continuando a saga da Roadie Metal Cronologia, iniciamos nesta resenha a discografia da banda finlandesa Nightwish.

O Nightwish ficou reconhecido mundialmente após ter tido em seu line-up vocalistas de grande repercussão como Tarja Turunen e Anette Olzon.

Em 1997 a banda surgiu com seu debut “Angels Fall First”, que traz a primeira imagem do grupo, com características muito singulares, sendo consideradas por muitos até como Gothic Metal/Symphonic Metal. Os finlandeses conseguem trazer uma mescla de características que trazem desde o Power Metal (gênero que a Finlândia tem excelência em realizar, grandes nomes como Sonata Arctica e Stratovarius são clássicos), até em momentos mesclados com Pop, característica renegada por muitos dos fãs, e um pouco de Gothic Rock (características barrocas mescladas com contemporâneas, citando grupos como Sisters of Mercy e Lacrimosa).

Abrindo o disco temos “Elvenpath”, faixa que apresenta em seu início uma característica muito típica do Power Metal: teclados evidentes (melodias felizes e animadoras) que se ressaltam por toda a duração, tendo destaque para os vocais de Tarja Turunen, que logo de cara marcam sua presença de forma única ao ouvinte.

download-1

Seguindo, temos “Beauty and the Beast” (quando citadas as características barrocas, um tema título que já se identifica em não-contemporâneo), que se inicia com uma mescla de vocais entre Tarja e Tuomas Holopainen (tecladista/vocalista) que estende por boa parte da duração da composição, que possui passagens épicas, trazendo o ouvinte emoções e sentimentos únicos, que desencadeiam-se em passagens de teclado eloquentes. Esta sem dúvida é a faixa destaque do registro.

“The Carpenter” começa com um andamento mais lento, trazendo até um conceito mais de ópera à sonoridade, seguido por um dedilhado de violões lindíssimo, que aguça a nostalgia do ouvinte, tendo um conceito de balada em sua batida, que em momentos ressalta-se com o dueto entre os vocalistas.

A próxima na sequência é “Astral Romance”, que traz um andamento mais denso, com riffs lentos e que caracterizam o tema mais pesado do disco, teclados que dão um astral mais “duro” ao petardo, trazendo um lado mais obscuro e “gótico” à sonoridade.

Temos destaque ainda para a faixa “Lappi”, que se divide em 4 partes, com passagens épicas, que trazem muito do conceito clássico, com vocais em evidência e teclados que dão toda a essência do conjunto musical, guitarras que dão peso e textura ao som, passagens de baixo e bateria unindo-se ao restante, dando vida e alma a obra.

Para um debut, os finlandeses conseguiram deixar um excelente lançamento que abriu as portas pra um dos grandes expoentes do Metal nórdico.

https://www.youtube.com/watch?v=hIVDEA0Edis

Formação:
Tarja Turunen (vocal);
Emppu Vuorinen (guitarra, violão e baixo);
Jukka Nevalainen (bateria e percussão);
Tuomas Holopainen (teclado e vocal).

Faixas:
01 – Elvenpath
02 – Beauty and the Beast
03 – The Carpenter
04 – Astral Romance
05 – Angels Fall First
06 – Tutankhamen
07 -Nymphomaniac Fantasia
08 – Know Why the Nightingale Sings
09 – Lappiland (divida em quatro capítulos)
Capítulo I: “Erämaajärvi”
Capítulo II: “Witchdrums”
Capítulo III: “This Moment Is Eternity”
Capítulo IV: “Etiäinen”

Encontre sua banda favorita