Um pouquinho de história. Se hoje escrevo sobre o Heavy Metal, há uma contribuição mesmo que pequena do Nazareth. Afinal de contas, nas tertúlias que aconteciam nos 80’s, fiquem fã das baladas que o grupo já vinha emplacando desde os 70’s, como “Love Hurts”, “Where Are You Now” ou “Dream On”. Ou seja, os escoceses foram pra esse que vos fala, uma “porta de entrada”. E hoje, vamos às impressões sobre “The Catch”.
Lançado em setembro de 1984 pela Vertigo, o 15º álbum do Nazareth foi de certa forma ofuscado. Até diria que não somente ele, mas uma série de trabalhos também foram ofuscados. Afinal de contas, no mês de lançamento de “The Catch”, o mundo presenciou o lançamento de “Powerslave” do Iron Maiden, que com sua clássica qualidade aliada a épica World Slavery Tour, acabou virando o centro das atenções metálicas. E olha que nem mencionei um tal de “Ride The Lightning” de uma turma de americanos que estavam pedindo passagem.
Musicalmente falando o trabalho nos traz 9 faixas distribuídas em pouco mais de 42 minutos, com a velha fórmula que inúmeras bandas resolveram adotar. Abordar uma sonoridade bem mais radiofônica, a fim de atingir o mercado norte americano. Os destaques, obviamente, ficam com as faixas de sucesso “Road to Nowhere”, “Last Exit Brooklyn”, “This Month’s Messiah” e “Party Down”, e claro, um interessante cover para “Ruby Tuesday” dos Rolling Stones, comprovando a tese que qualquer banda que executar um cover do grupo de Mick Jagger & Co. soam melhores que os originais.
No resumo da ópera, diria que “The Catch” está longe de ser um álbum ruim, mas igualmente longe de ser lembrado pela maior parte dos fãs. Por conta disso, fica a recomendação para você, ouvinte, que ainda não conhece. Aperte o play, e garanto momentos de uma audição bem interessante.
Formação:
Dan McCafferty – vocais
Manny Charlton – guitarras
Pete Agnew – baixo e guitarrs
Darrell Sweet – bateria
Faixas:
Party Down
Ruby Tuesday
Last Exit Brooklyn
Moondance
Love of Freedom
This Month’s Messiah
You Don’t Believe in Us
Sweetheart Tree
Road to Nowhere