Roadie Metal Cronologia: Nazareth – Razamanaz (1973)

Após “Nazareth” (1971) e “Exercises” (1972) o Nazareth estava em busca de um novo produtor. Após abrirem alguns shows para o Deep Purple, Roger Glover acabou sendo o escolhido para ser a cabeça pensante por trás da banda.

A escolha foi tão acertada que ‘Razamanaz’ mostrou ao mundo uma banda revigorada, renovada e cheia de gás. Em um cena onde bandas como Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple davam as caras no rock britânico, para ascenderem na carreira precisavam dar um salto de qualidade das composições. Longe de serem descartáveis, os dois trabalhos iniciais foram fundamentais para a moldagem sonora do Nazareth, e aqui, chegaram ao estrelato.

“Razamanaz” é perfeito do início ao fim! A faixa título abre o trabalho com forte referência a guitarristas como Chuck Berry por exemplo, um lado não tão explorado pelas bandas britânicas. ‘Alcatraz’ é um blues rock de categoria, ‘Vigilante Man’ é um country rock pra se ouvir inúmeras vezes sem cansar. Só até aí já pudemos notar que um dos segredos da banda, é a fusão de estilos sempre com uma roupagem Rock’n Roll.

‘Woke Up This Morning’ é uma regravação da faixa que aparecera em “Exercises” e tem um riff de abertura pra deixar maluco qualquer rockeiro que se preze. ‘Night Woman’ parece uma típica canção do The Pollice por exemplo, muito similar ao que a banda de Sting viria a fazer nos primórdios de sua carreira: som com um quê Psicodélico e com a bateria em evidência. Os hinos ‘Bad Bad Boy’ e ‘Broken Down Angel’ gozam até hoje de um prestígio ímpar no Reino Unido. Se a primeira tem uma roupagem Blues, a segunda é um southern rock lindíssimo que na opinião deste redator, é a melhor composição do disco.

Os relançamentos posteriores de “Razamanaz” trouxeram ainda duas faixas que até então eram lados B, as ótimas ´Hard Living’ e ‘Spinning Top’ que nada ficam devendo ao tracklist regular. Ambas têm uma roupagem Heavy Metal e dará ao ouvinte aquela sensação de ter ouvido todos (ou quase) estilos de Rock ‘n Roll que o mundo conhecia até então.

‘Razamanaz’ foi a catapulta para que o nome Nazareth rompesse de vez por todas as fronteiras de Escócia/Reino Unido. Muito desse processo se deve ao produtor Roger Glover que captou com clareza a mensagem que o Nazareth queria passar ao mundo. Soberbo!

Nazareth – Razamanaz (1973)
Data de lançamento: 05/05/1973
Gravadora: Mooncrest (Reino Unido) / A&M (USA)


TRACKLIST
01 – Razamanaz
02 – Alcatraz
03 – Vigilante Man
04 – Woke Up This Morning
05 – Night Woman
06 – Bad Bad Boy
07 – Sold My Soul
08 – Too Bad, Too Sad
09 – Broken Down Angel

FORMAÇÃO
Dan McCafferty – vocal
Darrell Sweet – bateria, percussão, backing vocal
Manny Charlton – guitarra elétrica e acústica, banjo, backing vocals
Pete Agnew – baixo, backing vocal

Baixe nosso aplicativo na Play Store e tenha todos os nossos conteúdos na palma de sua mão.
Link do APP: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roadiemetalapp
*Disponível apenas para Android


Encontre sua banda favorita