O Nazareth havia lançado um grande álbum no ano anterior (Hair of the Dog) e sempre que se lança um grande álbum fica aquela expectativa de que o que virá na sequência mantenha o nível elevado, o que, sem a menor dúvida é um tremendo desafio. A verdade é que o sétimo álbum da banda “Close Enough for Rock’n’Roll” apesar de ser um bom álbum, passa longe. O trabalho foi produzido pelo guitarrista da banda, Manny Charlton, ao invés do Purple Roger Glover. A ideia é traduzir a vida na estrada das bandas da época, o que de uma certa forma deu certo. O título do álbum é uma referência a um ditado difundido entre os guitarristas de que estar a guitarra não totalmente afinada não importa desde que o som produzido esteja à altura do que é o rock’n’roll. A arte da capa dá uma ideia desse ambiente explorado no trabalho, levando o observador a ter essa visão como se estivesse dentro de uma limusine vendo os fãs abarrotados do lado de fora do veículo, se apertando contra os vidros do carro.

A audição se inicia com a gigantesca “Telegram” e seu riff seco, outrora usada muitas vezes como música de abertura dos shows da banda. É uma canção pesada, com pitadas progressivas e suas quebras de andamento, dividida em 4 partes, nomeadas na sequência como “On Your Way”, “So You Wanna Be a Rock ‘n’ Roll Star”, “Sound Check” e “Here We Are Again”. A história dela traduz o espírito e o clima que envolvia as bandas de rock, como viagens de avião, ressacas, limusine, alfândega, garotas, rádios, café da manhã, imprensa, passagens de som, shows, etc. O nome do álbum é citado na letra. A ela, segue “Vicki”, uma lenta canção instrumental levada pelo violão. “Homesick Again” entra em seguida, um rock’n’roll clássico e melódico. O primeiro destaque vem com a canção “Vancouver Shakedown”, bem ao estilo característico do bom e velho rock, sacudindo o ouvinte e encerrando o chamado lado “A”.

“Born Under The Wrong Sign” abre o lado “B”, sendo uma música densa e pesada, com uma levada dançante puxada pelas linhas do contrabaixo. “Loretta”, que foi lançada como single vem na sequência, mais agitada e rock’n’roll. “Carry Out Feelings”, o outro single do álbum tem uma levada mais leve e gostosa. A audição vai chegando ao fim com “Lift the lid”, uma ótima canção, mais enérgica e termina com a belíssima “You’re The Violin”, que leva o ouvinte a sair balançando ao seu ritmo dançante.

No geral, “Close Enough for Rock’n’Roll” é um álbum muito bom, raivoso como todo álbum de rock deve ser. Apesar de não ter músicas grandiosas, pegajosas e clássicas há vários momentos muito bons e que fazem valer a audição.

Nazareth – Close Enough for Rock’n’Roll
Data de Lançamento: 25/03/1976
Gravadora: A&M (EUA)/ Mountain Records (RU)/ Vertigo (Europa)

Tracklist:
01. Telegram (07:54)
02. Vicki (02:24)
03. Homesick Again (04:30)
04. Vancouver Shakedown (04:04)
05. Born Under the Wrong Sing (03:56)
06. Loretta (03:18)
07. Carry Out Fellings (03:18)
08. Lift the Lid (03:51)
09. You’re the Violin (04:43)

Formação:
Dan McCafferty (vocais)
Manny Charlton (guitarra/Produção)
Pete Agnew (baixo, backing, guitarra, piano)
Darrell Sweet (bateria/percussão)

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