Cinema (1986) é o décimo sexto álbum da banda escocesa de Hard Rock chamada Nazareth.

Nazareth é uma das bandas setentistas que tiveram sua sonoridade comprometida na década seguinte devido aos caminhos que a música da década foi tomando. A sonoridade que a banda atingiu na década anterior foi o que a fez atingir o sucesso. Nos anos 80, tentando se manter atual, a banda tomou rumos diferentes e isto é evidente em Cinema (1986).

Seus conjuntos de vozes aliados ao forte reverb acaba tirando o foco do que a banda tem de melhor: o potente drive deu seu vocalista, com sua voz rouca e intensa.

Mesmo assim, por ser uma banda competente, o trabalho não é de todo mal e acaba apresentando partes interessantes. A faixa de abertura (que leva o mesmo nome do álbum) tem todo o estereótipo daquelas bandas da década, porém com o talento da banda conseguiu oferecer coisas diferentes ao decorrer da faixa como bom pré-refrão e boa resolução após os refrãos.

Já na segunda faixa, o falsete exagerado do início já mostra um novo caminho da banda e realmente a faixa apresenta algumas das piores características da década. É complicado desqualificar uma banda que poderia fazer algo melhor, mas tentar se adequar a uma sonoridade que não casa com sua essência pode acarretar tais problemas.

Em Other SIde of You a banda já explora a sonoridade que a consagrou na década anterior ao lançamento deste trabalho. Aqui ainda há o reverb e alguns elementos não explorados pela banda no início, porém é fácil notar sua essência e perceber que a banda ainda conseguia lançar boas músicas, mesmo que diluídas em um álbum não tão bom assim.

Outra faixa que merece destaque é White Boy, onde a banda coloca seu Hard Rock em evidência desde o início do trabalho. Seu arranjo cheio de simplicidade parece uma introdução de uma banda de Punk Rock, o que não tira em nada a qualidade da faixa, apresentando-se muito boa.

É claro e evidente que a banda, assim como muitas outras, quis soar como trabalhos da época. Pode até ter sido uma boa jornada comercial, porém para os verdadeiros amantes do Rock que a banda lançou na década anterior, fica difícil gostar muito. Mesmo assim, há bons trabalhos e que merecem ser ouvidos no disco. Afinal, que banda consegue a trajetória de lançar tantos álbuns assim?

Nazareth – Cinema
Ano de lançamento: 1986
Gravadora: Vertigem

Tracklist

  1. Cinema
  2. Juliet
  3. Just Another Heartache
  4. Other Side Of You
  5. Hit The Fan
  6. One From The Heart
  7. Salty Salty
  8. White Boy
  9. A Veterans Song
Encontre sua banda favorita