Maior ícone do Grindcore mundial, o Napalm Death lançou em 2012 o décimo quarto álbum de estúdio de sua extensa e prolífica carreira, “Utilitarian”, com a difícil tarefa de suceder à altura os excelentes e muito bem recebidos “Smear Campaign” (2006) e “Time Waits For No Slave” (2009).
Aqui o grupo mantém a brutalidade que lhe é característica, e também expande certas “experimentações” que já vinham sendo realizadas nos trabalhos anteriores. Podemos usar como exemplo a participação especial do saxofonista John Zorn na faixa “Everyday Pox”, que acrescenta interessantes e dissonantes linhas do instrumento à visceral canção; isso além do uso de vocais limpos em momentos esporádicos de algumas músicas.
Mark “Barney” Greenway (vocal) e Mitch Harris (guitarra), os principais compositores da banda, mantiveram sua habitual postura ácida nas letras, com pesadas críticas políticas e sociais. Completam o line-up Shane Embury (baixo) e Danny Herrera (bateria), e vale destacar que tal formação se mantém praticamente intocável desde 1991, excetuando o afastamento de Barney entre 1996 e 1997, e a saída do saudoso guitarrista Jesse Pintado em 2004.
Considerando a homogeneidade do trabalho, é difícil apontar destaques entre as faixas, mas “The Wolf I Feed”, “Quarantined”, “Orders Of Magnitude”, “Leper Colony”, “Nom De Guerre” e “Analysis Paralysis” estão entre as minhas preferidas.
Embora não se iguale aos seus dois antecessores (citados no início da matéria), “Utilitarian” é, em suma, um bom disco, e mantém o “padrão Napalm Death de qualidade” que já conhecemos bem.
Tracklist:
01 – Circumspect
02 – Errors In The Signals
03 – Everyday Pox
04 – Protection Racket
05 – The Wolf I Feed
06 – Quarantined
07 – Fall On Their Swords
08 – Collision Course
09 – Orders Of Magnitude
10 – Think Tank Trials
11 – Blank Look About Face
12 – Leper Colony
13 – Nom De Guerre
14 – Analysis Paralysis
15 – Opposites Repellent
16 – A Gag Reflex
Formação:
Mark “Barney” Greenway – vocal
Mitch Harris – guitarra / backing vocals
Shane Embury – baixo / backing vocals
Danny Herrera – bateria