O My Dying Bride não colheu boas avaliações com sua experimentação de batidas eletrônicas e um som mais pop em 34,788% . Então, o grupo decidiu voltar às origens e buscou a fusão do heavy metal com o rock gótico dos anos 80 que resultou em seu som voltado ao doom. Assim, em 1999 eles lançam The Light at the End of the World.
Mas muito além do retorno ao doom, o My Dying Bride acrescentou fortes elementos de Death/ Black neste novo trabalho. Os violinos e piano foram retirados, o que pode ter desagradado a alguns fãs, mas a sonoridade mais agressiva e sombria compensou para a maioria, que considera este um dos melhores trabalhos de estúdio da banda.
As canções são atmosféricas e lentas, com fortes letras que marcam o seu retorno ao lado sombrio. O vocal brilhante e triste de Aaron Stainthorpe, em alguns casos mais agressivos, são destaque.
” She Is the Dark ” já entrega ao ouvinte a sonoridade pesada da banda. E a atmosfera vai ficando mais sombria com o caminhar da música, onde o gutural se mostra mais forte.
Os teclados são usados mais moderadamente no álbum, mas de forma harmoniosa com a guitarra, o que deixa o resultado final mais belo. A longa ” Edenbeast” se mostra ainda mais sombria e o clima é mantido por praticamente 4 minutos, o que pode não agradar a quem não está acostumado com o doom.
Afinal, músicas longas e de atmosfera mais dark são esperadas. Mas na metade da canção, tudo muda com uma aceleração e vocal mais agressivo.
Seguindo a mesma linha, prossegue a canção “The Night He Died”. Já a faixa-título, com mais de 10 minutos, tem a forte presença dos teclados, que deixa a sonoridade ainda mais interessante. A canção é rica em variações e sem deixar o clima pesado, mostra boa versatilidade.
Em resumo, este é um álbum muito bem trabalhado, com uma ótima maneira de retornar às origens, mas de maneira ainda mais assustadora e triste. Recomendável para a qualquer fã de doom ou death metal, mesmo que nunca tenha ouvido a banda antes.
Tracklist:
1. She Is the Dark
2. Edenbeast
3. The Night He Died
4. The Light at the End of the World
5. The Fever Sea
6. Into the Lake of Ghosts
7. The Isis Script
8. Christliar
9. Sear Me III
Membros:
Aaron Stainthorpe – vocais
Andrew Craighan – guitarras
Adrian Jackson – baixo
Shaun Taylor-Steels – bateria