Seguindo com mais um “Roadie Metal Cronologia”, fazemos agora um passeio pela discografia da banda britânica de Doom Metal My Dying Bride. Com isso, hoje falaremos do seu terceiro trabalho de estúdio, o intitulado “The Angels And The Dark River”, lançado em 1995.
O álbum, lançado em 22 de maio de 1995, teve como temática, questões de simbolismo religioso e problemas de relacionamento, seguindo a mesma linha do antecessor “Turn Loose The Swans”
Nesse disco também, o vocalista Aaron Stainthorpe abriu mão dos vocais guturais (com exceção da faixa bônus ‘The Sexuality of Bereavement’), e as linhas de teclado e violino de Martin Powell passaram a ficar mais em evidência.
E uma última curiosidade antes de falar do disco por si só, foi na turnê do mesmo em que a banda recebeu um convite do próprio Steve Harris para abrir os shows do Iron Maiden na época.
Sonoramente, o álbum segue a linha tradicional do Doom Metal, com músicas pesadas, lentas, arrastadas, cheia de distorções, e com uma atmosfera completamente sombria, e no último quesito, as linhas de violino ajudaram ainda mais para dar esse toque nas canções.
Outra característica das músicas também são suas longas durações, algo que já é típico em grande parte das bandas do estilo.
A única música que foge um pouquinho desse padrão é a “You Shameful Heaven”, que tem um momento onde o ritmo da uma pequena acelerada, mas fora isso, o resto segue a mesma linha rítmica.
Particularmente, eu curto músicas que trazem sonoridades mais sombrias em seu som, mas no caso do My Dying Bride, pelas músicas já serem bem arrastadas e repetitivas, o fato das mesmas também serem bastante longas as tornam cansativas de ouvir.
Por isso, o álbum poderia ser muito mais agradável de ouvir se não fosse a questão da longa duração, nem falo da questão da repetição, pois essa é uma característica do próprio estilo do Doom Metal.
Fora isso. O “The Angel and The Dark River” é um prato cheio para os fãs do Doom Metal, e atendem muito bem a expectativa daqueles que ouvem. Mas claro, é um tipo de som que eu só recomendaria para aqueles que já estão acostumados, pois para o resto acaba soando cansativo.
My Dying Bride – The Angel and the Dark River
Ano de Lançamento: 1995
Gravadora: Peaceville Records
Tracklist
01. The Cry of Mankind
02. From Darkest Skies
03. Black Voyage
04. A Sea to Suffer In
05. Two Winters Only
06. Your Shameful Heaven
07. The Sexuality of Bereavement (bonus track)
Formação:
Aaron Stainthorpe – vocal
Andrew Craighan – guitarra
Calvin Robertshaw – guitarra
Adrian Jackson – baixo
Martin Powell – violino e teclado
Rick Miah – bateria