Another Perfect Day, o sexto álbum da instituição Motörhead surge com algumas mudanças. A entrada do guitarrista Brian “Robbo” Robertson no lugar de Fast Eddie Clark, e que veio do fenomenal Thin Lizzy, fez a sonoridade do Motörhead ficar um pouco mais hard, com muito mais melodia. Apesar dos fãs mais ortodoxos torcerem o nariz para a escolha de Robbo, é inegável o talento do guitarrista, e o único deslize dele foi não ter se encaixado realmente no contexto do Motorhead chegando a usar shorts rosa com sapato de balé nos shows da banda, e isso fica bem difícil de se aceitar. Fora isso, Another Perfect Day é um puta disco.
Back At The Funny Farm
O disco começa com uma faixa de abertura que parece um rolo compressor. Típica veia punk emulada pelo rock’n’roll durão da banda. Uma das melhores músicas do Motörhead, aliás essa faixa poderá levá-lo de volta aos dias do álbum “Overkill” com uma enorme introdução matadora de baixo. Na verdade, a maioria dessas músicas ainda poderiam caber perfeitamente no seu trabalho anterior.
Shine
A segunda faixa do disco mantém o pique, e ela pode ser a mais original de todas pelo fato de apresentar uma espécie de introdução ‘ascendente’ (cada nota é mais aguda) permeada por um certo groove e que simplesmente noucateia em sua mente antes que algum fragmento de riffs comece a ser jogado em seu rosto.
Dancing On Your Grave
Uma música memorável. O começo dela até o fim é uma das mais melódicas do Motörhead.
Rock It
É até redundante dizer isso mas esse é um rockão dos bons com um solo destruidor de “Robbo”.
One Track Mind
A maioria das músicas do Motörhead são rápidas mas eles se viram muito bem quando o assunto é balada, ou músicas mais cadenciadas e One Track Mind fizeram-na tornar um clássico. O refrão é maravilhoso.
Another Perfect Day
É basicamente o mesmo estilo de “Dancing On Your Grave “, exceto os riffs que vão fluindo com Lemmy debulhando em seu baixo e Brian tocando poucas notas rápidas.
Marching Off To War
Épica e com um estilo meio Judas Priest.
I Got Mine
“I Got Mine” é uma das canções lentas deste álbum, mas sejamos sincero, lento não significa que não seja ruim. E podemos perceber que essa faixa é muito boa. E com louvor. Eles tocam o riff lento no começo e sem perceber você é agarrado pelas música desde o início até o fim.
Tales Of Glory
Outro rockão dos bons no estilo da Rock It!
Die You Bastard!
A última faixa reserva o ápice de Robbo num solo magnífico, aliás ele faz um belo trabalho no álbum todo. A bateria de Phil Animal Taylor é como uma locomotiva sem controle e claro, e a voz de Lemmy tão única e agora eterna. Um álbum muito bom que leva o Motörhead para um lado mais melodioso mas sem perder a sujeira característica. Creio que Another Perfect Day seja uma perfeita fusão da sonoridade do Motörhead com o Thin Lizzy.
Lemmy ainda é Lemmy, como sempre. Sua voz é quase tão rouca como um gnu. E seus vocais quase declamados, que ele tem feito por toda a sua carreira ainda são exibidos em faixas como “Back at the Funny Farm” “e” Shine “, para citar alguns exemplos. Mas desta vez, ele vai mais além, na verdade, cantando em faixas como “I Got Mine” e “Dancing on Your Grave”, que misturadas com o estilo de tocar de Robertson, cria alguns dos refrões mais melódicos que a comunidade Hard Rock já ouviu. Sinceramente, a verdadeira cereja do bolo aqui é Brian Robertson. No trabalho anterior do Motörhead, a guitarra se prendeu muito ao baixo, mas desta vez, Robbo se desliga por conta própria, enchendo cada música com o seu conjunto de preenchimentos ou variações. Seus solos, também, são absolutamente incríveis, e dessa forma fazem de Another Perfect Day um disco primoroso de se ouvir.
Álbum: Another Perfect Day
Intérprete: Motörhead
Lançamento: 4 de junho de 1983
Gravadora: Bronze Records
Produtor: Tony Platt
Lemmy Kilmister: baixo e voz
Brian “Robbo” Robertson: guitarra, piano em “Rock It” e backing vocal em “Back At The Funny Farm”
Phil “Philthy Animal” Taylor: bateria
Tracklist:
1. Back At The Funny Farm (Kilmister / Robertson / Taylor)
2. Shine (Kilmister / Robertson / Taylor)
3. Dancing On Your Grave (Kilmister / Robertson / Taylor)
4. Rock It (Kilmister / Robertson / Taylor)
5. One Track Mind (Kilmister / Robertson / Taylor)
6. Another Perfect Day (Kilmister / Robertson / Taylor)
7. Marching Off To War (Kilmister / Robertson / Taylor)
8. I Got Mine (Kilmister / Robertson / Taylor)
9. Tales Of Glory (Kilmister / Robertson / Taylor)
10. Die You Bastard! (Kilmister / Robertson / Taylor)