Vamos ser bem sinceros. Qualquer cosa que eu venha a falar de “Ace Of Spades” já foi dito ao longo dos seus 38 anos. Contudo, missão dada é missão aceita. Vamos então falar da importância desse álbum para a história da música.
Gravado entre agosto e setembro de 1980 no Jackson’s Studios e lançado oficialmente em 8 de novembro daquele mesmo ano, “Ace Of Spades” é até hoje considerado por muitos fãs como o melhor álbum da história do Motörhead. Há predicados para tal afirmação?
Em seus pouco mais de 36 minutos de duração, o trabalho se divide em 12 músicas rápidas, diretas e bem cruas. Musicalmente, não difere muito de seu antecessor “Bomber”, mas ao meu ver, Eddie Clarke conseguiu entregar provavelmente seus melhores riffs e solos durante sua passagem pela banda. Falar do ritmo frenético de Phil Taylor ou do já conhecido som do baixo de Lemmy aliado ao seu timbre vocal característico é chover no molhado.
Apesar de ter dado as caras no ano de 1980, onde houveram grandes lançamentos, e principalmente se lembrarmos do advento da NWOBHM, naturalmente o Motörhead foi relacionado ao movimento. Contudo, de acordo com Lemmy em depoimento ao livro “Overkill: The Untold Story Of Motörhead” essas foram as palavras: “Eu gosto do Iron Maiden, do Saxon…chegamos tarde demais para o primeiro movimento de Metal e cedo demais para o próximo… Não cabemos em nenhuma categoria, na verdade. Não somos Heavy Metal, porque somos uma banda de Rock ‘ n’ Roll, que ninguém mais sabe como comercializar.”
Contudo, devido à intensidade e rapidez mostrados em “Ace Of Spades”, difícil não aceitá-lo como um genuíno clássico do Heavy Metal. Rótulos à parte, não há como negar a importância do trabalho. De certo modo, foi a partir dali que o Motörhead tece ainda mais visibilidade, os quais serão contados nos capítulos que ainda virão no Roadie Metal Cronologia…
Formação:
Lemmy Kilmister (baixo e vocais)
“Fast” Eddie Clarke (guitarras)
Phill “Animal” Taylor (bateria)
Faixas:
01. Ace Of Spades
02. Love Me Like A Reptile
03. Shoot You In The Back
04. Live To Win
05. Fast And Loose
06. (We Are) The Road Crew
07. Fire, Fire
08. Jailbait
09. Dance
10. Bite The Bullet
11. The Chase Is Better Then The Catch
12. The Hammer