Goste você ou não, Mortification é uma banda de Metal Extremo respeitada em todo o mundo, com álbuns que todo fã de Thrash/Death Metal deveria conhecer como o “Post Momentary Affliction” lançado em 1993.
Em meados de 1997, o vocalista, baixista e fundador do Mortification teve leucemia, que o deixou inativo por um ano e meio, foi declarado como morto, mas sobreviveu a doença por um milagre. Essa informação é importante para a resenha deste disco que foi gravado logo após a cura de Steve Rowe. Confira um trecho do que ele disse sobre isso:
“Eu me tornei uma carcaça viva e a dor foi indescritível. Logo depois dos médicos me informarem que o meu transplante não tinha funcionado, o primeiro milagre aconteceu. Minhas células começaram a produzir sangue. Duas semanas depois eu saí do hospital agradecendo a Deus, pois meu transplante tinha funcionado. Apesar disso, pouco tempo depois me disseram que o câncer havia retornado e eu tinha duas semanas de vida. Nesse ponto eu decidi desistir do tratamento, ir pra casa e passar esse tempo com a minha família. Duas semanas depois tive um colapso duplo e foi dito que eu tinha duas horas de vida. O médico disse que se eu vivesse nunca andaria de novo, teria sérios problemas de visão e meu organismo interno ficaria muito maltratado. Passo a passo, semana a semana Deus me ajudava a melhorar através de alimentação saudável, medicina natural, muita determinação e o poder curativo do Senhor.
Hoje, em Fevereiro de 98 eu me sinto normal de novo e não há nenhum sinal de câncer. Eu acredito que Deus me curou e que tenho uma longa vida a frente. Quando tudo morria ao meu redor, eu experimentei o Triunfo da Misericórdia.”
Logo após a experiência de quase morte, o Mortification lançou o disco “Triumph Of Mercy”, onde ele conta a experiência de cura que viveu. Obviamente, Steve Rowe já não era o mesmo pois a doença o deixou debilitado, mas esse disco tem resquícios dos bons momentos da banda.
A primeira faixa “At War With War”, até a metade é bem legal e criativa, da metade pra frente fica um pouco estranha, já que o vocal não está nos seus melhores momentos, mas no final acaba melhorando. Gostei bastante, apesar de não ser uma das melhores músicas do Mortification.
A segunda faixa “Triumph Of Mercy” é uma narrativa dos momentos que Steve viveu no hospital, acho que a ideia era apenas essa mesmo, sem se preocupar muito com o som.
Em “Influence”, a banda deixa claro o objetivo do álbum “Influência na sua vida. Nós não queremos fama, queremos salvação.”.
Na última faixa “Visited By An Angel”, Steve Rowe fala sobre um sonho que teve durante o seu tratamento, onde um grande anjo o visita estendendo as mãos para ele. A capa deste disco foi baseada neste sonho. Na época que Steve estava no hospital, a revista Rock Brigade publicou uma nota dizendo a morte dele era prevista, já que não havia chances de recuperação.
Para finalizar, “Triumph Of Mercy” não é o disco para você conhecer o Mortification, mas sim a experiência da cura do vocalista.

Triumph Of Mercy – Mortification
Data de Lançamento: 06/10/1998
Gravadora: Rowe Productions
Tracklist:
01. At War With War
02. Triumph Of Mercy
03. Welcome To The Palodrome
04. From Your Inside
05. Influence
06. Drain Dweller
07. Raw Is The Stonewood Temple
08. Unified Truth
09. Visited By An Angel
Formação:
– Steve Rowe (vocal/baixo)
– Keith Bannister (bateria)
– Lincoln Bowen (guitarra)