Seria possível definir “Peace Sells… But Who’s Buying?” em uma única frase? A resposta é sim: um dos melhores e mais importantes discos de uma das melhores e mais importantes bandas da história do Thrash Metal! Talvez seja uma definição que soe um tanto quanto simplista, mas, ao mesmo tempo, é extremamente verdadeira. “Peace Sells..” é um clássico na riquíssima discografia do Megadeth.
Lançado no dia 19 de setembro de 1986 – ou seja, um ano e três meses após a estreia da banda -, o disco, assim como alguns outros lançamentos do mesmo ano, entre eles Master of Puppets do Metallica e Reign in Blood do Slayer, tornou-se uma referência dentro do Thrash Metal. E não é pra menos. Dave Mustaine (voz e guitarra), David Ellefson (baixo), Chris Poland (guitarra) e Gar Samuelson (bateria) dão uma verdadeira aula.
As gravações do álbum aconteceram entre outubro de 1985 e março de 1986 nos estúdios Music Grinder, Track Records, Rock Steady Studios e Maddog Studios, em Los Angeles. As faixas foram remixadas por Paul Lani, e o resultado foi infinitamente superior ao alcançado no trabalho de estreia. Não é preciso falar especificamente sobre cada uma das oito faixas presentes no disco, mas vale citar a importância e qualidade surpreendente de músicas como “Walk Up Dead”, “Peace Sells”, “Devi’s Island” e “Bad Omen”.
“Peace Sells…” atraiu a atenção da poderosa Capitol Records, que, reconhecendo o evidente potencial e a evolução sonora do grupo, não demorou em contratá-los. A faixa título, até hoje aclamada como um dos clássicos absolutos do Megadeth, ganhou um videoclipe altamente veiculado na MTV norte-americana, o que acabou aumentando ainda mais a popularidade da banda.
Para divulgação de “Peace Sells…”, o Megadeth realizou alguns show ao lado de grandes nomes do Metal/Rock mundial, entre eles Motörhead e Alice Cooper. Infelizmente, pouco tempo após a turnê, a band sofreu duas perdas significativas. Mustaine despediu o guitarrista Chris Poland e o baterista Gar Samuelson, devido aos abusos constantes no uso de drogas.
Bom, mudanças na formação sempre foram constantes no Megadeth, mas isso não tira o brilho e mérito de cada músico que já passou pela banda. A verdade é que o trabalho desse quarteto, em especial, abriu caminho e portas para um grande sucesso. “Peace Sells… But Who’s Buying?” é daqueles discos que quanto mais você escuta, mais se surpreende. Ah, a título de curiosidade, o álbum é um dos trabalhos mencionados no livro “1001 Discos Para Ouvir Antes De Morrer”, escrito pelo renomado jornalista Robert Dimery.
Formação:
Dave Mustaine (guitarra e vocal);
David Ellefson (baixo);
Chris Poland (guitarra);
Gar Samuelson (bateria).
Faixas:
01 – Wake Up Dead
02 – The Conjuring
03 – Peace Sells
04 – Devil’s Island
05 – Good Mourning/Black Friday
06 – Bad Omen
07 – I Ain’t Superstitious
08 – My Last Words