Roadie Metal Cronologia: Megadeth – Killing Is My Business… And Business Is Good! (1985)

Em 1983, Dave Mustaine saiu do Metallica por desavenças com os membros, problemas com álcool e drogas e por ser um sujeito violento, mas a vida de excessos não ofuscou o talento do guitarrista que em alguns shows da banda até substituiu James Hetfield como vocalista, além de tocar velozmente a sua guitarra. A sua expulsão possibilitou a criação de seu próprio grupo ao lado do amigo e baixista David Ellefson.

“Após ser chutado do Metallica, tudo que eu queria ver era sangue deles. Queria ser mais rápido e pesado que eles”, disse Mustaine.

Enquanto James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett deixavam Los Angeles para irem morar em San Francisco, onde residia Cliff Burton, Mustaine tentava estabilizar a formação do Megadeth que já tinha tentado alguns músicos, mas o primeiro line up oficial surgiu com Chris Poland na guitarra e Gar Samuelson na bateria (falecido em 1999).

Esse quarteto registrou o primeiro álbum, “Killing is My Business… and Business is Good!”, gravado no Indigo Ranch Studios em Malibu, Califórnia, de dezembro de 1984 a janeiro de 1985. O seu lançamento oficial foi em junho de 1985 pela Combat Records.

A gravadora cedeu à banda a quantia de 8 mil dólares para produzir o seu debut, mas Mustaine ainda conseguiu arrancar mais 4 mil. Acontece que esta quantia ficou comprometida com festas regadas a álcool, drogas e alimentação para os músicos não restando verba nem para o pagamento de um bom produtor. O próprio Mustaine e Karat Faye se encarregaram de produzir o disco.

O resultado não foi dos melhores em matéria de produção, mas o disco conseguiu alicerçar muitas técnicas usadas até hoje no Thrash Metal e em outras vertentes. Seus riffs, afinações e palhetadas ajudaram a fundar uma escola que se ramificou através dos tempos; suas letras inocentes que falavam de assuntos como religião, loucuras, assassinatos e vida desregrada, também contribuíram para a fomentação de um cenário mundial.

Tais peculiaridades acabaram surtindo efeito agradável aos fãs de bandas undergrounds e isso resultou numa venda de mais de 3 mil cópias do álbum –, um grande marco para uma banda iniciante de um selo independente.

Músicas que se tornaram importantíssimas para o Megadeth, como “Last Rites/Loved to Deth”, “The Skull Beneath the Skin” e “Rattlehead” (só para citar algumas) se tornaram patrimônios do estilo e representaram o sentimento de vingança que Dave Mustaine nutria aos antigos colegas, que não escaparam de uma mensagem nos agradecimentos do álbum: “Agradecemos ao Metallica por provar do verdadeiro sangue do Metal correndo em nossas veias”.

A primeira edição de “Killing is…” e alguns relançamentos não incluíram a versão que a banda fez para “These Boots” de Nancy Sinatra, mas talvez um dos maiores atrativos do disco seja outra versão, a “Mechanix”, composta em seu tempo de Metallica e que a banda de Lars Ulrich a rebatizou como “The Four Hoursemen” em seu álbum de estreia, “Kill ‘Em All”.

“Quando entrei para o Metallica eu tinha a música ‘Mechanix’ e muda-la para ‘Four Horsemen’ foi uma sugestão minha. Então isso ficou na cabeça do James. Um dia quando fomos ensaiar, o Lars pediu para eu desacelerar minha música ‘Mechanix’. Eu entrei no estúdio com o Cliff e ficamos ouvindo Lynyrd Skynyrd e eu me sentia um idiota, mas toquei ‘Sweet Home Alabama’ ao invés da ‘Mechanix’, e basicamente a parte do meio dela se tornaria a ‘The Four Horsemen'”, contou Mustaine à revista Revolver.

“Killing Is My Business… And Business Is Good!” é adorado pelas legiões de fãs do Megadeth pelo mundo e é um ponto de referência para muitos. Para a banda, o álbum simboliza dentre outras coisas, o início de uma jornada que evoluiu com rapidez até chegar ao que é hoje, pois a cada álbum lançado surgia uma nova técnica, um novo olhar, olhar este que atualmente contempla uma multidão de seguidores, mesmo não sendo ainda um “Metallica” comercialmente.

1434084193_02

 

Formação:
Dave Mustaine (vocal e guitarra);
Chris Poland (guitarra);
David Ellefson (baixo, backing vocal);
Gar Samuelson (bateria).

Faixas:
01 – Last Rites / Loved to Death
02 – Killing is My Business… And Business is Good!
03 – The Skull Beneath the Skin
04 – These Boots (Nancy Sinatra Cover)
05 – Rattlehead
06 – Chosen Ones
07 – Looking Down the Cross
08 – Mechanix

Encontre sua banda favorita