Em 02 de Fevereiro de 1976, o Lynyrd Skynyrd lançava seu quarto álbum de estúdio, intitulado “Gimme Back My Bullets“. Planejado inicialmente para se chamar “Ain’t No Dowd About It” – em homenagem ao produtor Tom Dowd – o registro é o primeiro sem o guitarrista Ed King, e marca uma polêmica e relevante mudança na sonoridade do grupo, que enveredou de vez para o Blues/Country Rock, e mesmo alcançando a vigésima posição nas paradas musicais norte-americanas, além de se tornar disco de ouro anos depois, ainda é considerado por muitos como um dos trabalhos mais fracos da banda.
O álbum tem início com uma de suas canções mais marcantes, a boa faixa-título “Gimme Back My Bullets“, seguida pela belíssima “Every Mother’s Son“, que duas décadas mais tarde ganharia uma nova roupagem pelo vocalista J Mascis, frontman do Dinosaur Jr., em seu trabalho solo “Martin + Me” (1996). Já “Trust” traz uma generosa dose de ‘groove’, enquanto “(I Got The) Same Old Blues” é praticamente autoexplicativa, afinal trata-se de um agradável blues com diversos elementos do Southern Rock, bem característicos do Lynyrd Skynyrd. A audição transcorre com “Double Trouble“, que se destaca pelos bons backing vocals femininos, a pouco inspirada “Roll Gypsy Roll“, e “Searching“, música vigorosa e das mais interessantes do repertório. Para o encerramento, temos a cadenciada “Cry For The Bad Man“, portadora de um excelente refrão e licks de guitarra poderosos, e “All I Can Do Is Write About It“, emocionante balada Country que ganha corpo de forma progressiva, atingindo tons quase épicos (guardadas as devidas proporções, é claro).
Em 2006, o álbum teve seu relançamento em edição ‘deluxe’, que conta com algumas faixas bônus ao vivo e versões acústicas, além de um DVD contendo a apresentação completa que a banda realizou no programa Old Grey Whistle Test, da emissora BBC, em 1975.
Embora “Gimme Back My Bullets” não disponha de nenhum grande hino do calibre de “Free Bird”, “Simple Man” ou “Sweet Home Alabama”, trata-se de um registro competente e bastante agradável, especialmente se você escutar de maneira despretensiosa. Este foi o penúltimo disco antes do terrível acidente aéreo de 1977 que viria a vitimar o cantor Ronnie Van Zant e o então guitarrista Steve Gaines, o que interrompeu as atividades da banda por um período de dez anos, até 1987.

Gravadora: MCA
Data de lançamento: 02/02/1976
Tracklist:
01 – Gimme Back My Bullets
02 – Every Mother’s Son
03 – Trust
04 – (I Got The) Same Old Blues
05 – Double Trouble
06 – Roll Gypsy Roll
07 – Searching
08 – Cry For The Bad Man
09 – All I Can Do Is Write About It
Formação:
Ronnie Van Zant – vocal
Gary Rossington – guitarra
Allen Collins – guitarra
Leon Wilkeson – baixo
Artimus Pyle – bateria e percussão
Billy Powell – teclado