No ar a sequência do Cronologia com o grande e eterno Lynyrd Skynyrd, que se tornou conhecida no sul dos Estados Unidos em 1973, ganhando maior notoriedade internacional principalmente após a morte de diversos integrantes e do principal compositor Ronnie Van Zant em um acidente aéreo ocorrido em 1977 próximo a Gillsburg, Mississipi.

A banda retornou em 1987, tendo como líder Johnny Van Zant (irmão mais novo de Ronnie), e continua a gravar e a se apresentar até hoje. Ao longo de sua carreira a banda vendeu mais de 50 milhões de discos.

O destaque de hoje é o álbum Endangered Species, oitavo da banda. Foi lançado em 1994 e apresenta principalmente instrumentação acústica. Muitas das canções são regravações mais conhecidas do Skynyrd, com novo material lançado junto. Este é o último álbum a apresentar o guitarrista Ed King e o único a apresentar o guitarrista Mike Estes.

A obra nos remete ao melhor do “Southern Rock” destilado pela banda de uma maneira ACÚSTICA e maravilhosa, revisitando grandes sons, como a abertura do play “Down South Jukin’” de 1973.

Na sequência duas músicas inéditas, “Heartbreak Hotel”, composição de Mae Boren Axton, Tommy Durden e Elvis Presley, que nunca havia sido gravada pelo Lynyrd e “Devil In The Bottle”, essa sim, composição de Johnny Van Zant, exclusiva para o disco.

O LP te joga de fato em um “Saloon”, aquela espécie de bar típico do “Velho Oeste” norte-americano. Os Saloons serviam clientes típicos daquela época e região, como comerciantes de pele, caubóis, soldados, garimpeiros, mineiros e jogadores.

A sequência do álbum traz “cinco” regravações; “Things Goin’ On” (1973), “Saturday Night Special” (1975), “Sweet Home Alabama” (1974), “I Ain’t The One” (1973) e “Am I Losin’?” (1975), executadas de forma acústica.

A sequência do disco alterna com uma inédita e outra versão; “All I Have Is A Song” (inédita), “Poison Whiskey” (1973), “Good Luck, Bad Luck” (inédita), “The Last Rebel” (1993) e “Hillbilly Blues” (inédita).

São, portanto, apenas quatro canções de 1994, mas todas com aquela pegada inconfundível do velho “Southern Rock”, subgênero do rock que se desenvolveu na Região Sul dos Estados Unidos, a partir de influências básicas do rock, blues e country music, e baseia-se geralmente na guitarra elétrica e vocais.

Grande obra, de uma grande banda, que infelizmente se tornou famosa após uma tragédia, mas que até hoje nos presenteia com músicas que alimentam a alma e nos causa um misto de euforia e paz de espírito.

https://www.youtube.com/playlist?list=PLJNbijG2M7Owd2uOmyBL5q1kp731uk9Ku

Lynyrd Skynyrd – Endangered Species
Data de lançamento: 9 de agosto de 1994
Gravadora: Capricorn Records

Faixas:
“Down South Jukin'” – 2:38
“Heartbreak Hotel” – 4:01
“Devil in the Bottle” – 3:35
“Things Goin’ On” – 3:00
“Saturday Night Special” – 3:53
“Sweet Home Alabama” – 4:01
“I Ain’t the One” – 3:27
“Am I Losin'” – 4:06
“All I Have Is a Song” – 3:21
“Poison Whiskey” – 2:47
“Good Luck, Bad Luck” – 3:23
“The Last Rebel” – 5:42
“Hillbilly Blues” – 3:42

Formação:
Johnny Van Zant – Vocal
Gary Rossington – Guitarra, guitarra acústica
Mike Estes – Guitarra, guitarra acústica
Leon Wilkeson – Baixo, baixo acústico
Billy Powell – Piano
Owen Hale – bateria, percussão
Ed King – Guitarra, mandolin, guitarra acústica

Encontre sua banda favorita