Roadie Metal Cronologia: Lynyrd Skynyrd – 1991 (1991)

by Mauro Antunes

Em 1977, após o acidente aéreo que vitimou fatalmente vários integrantes do Lynyrd Skynyrd, tudo indicava o fim da banda. Durante os 14 anos de hiato desde “Street Survivors”, os sobreviventes ao acidente, Gary Rossinton (guitarra), Allen Collins (guitarra), Leon Wilkenson (baixo) e Billy Powell (teclados) se juntaram à vocalista Dale Krantz (.38 Special) e fundaram a Rossington-Collins Band. Apenas o baterista Artimus Pyle optou por formar sua própria banda, a Artimus Pyle Band.

Em 1988, saiu “Southern by the Grace of God”, um álbum ao vivo durante a turnê tributo de 10 anos do falecimento de Ronnie Van Zant (vocal), Steve Gaines (guitarra) e Cassie Gaines (vocal de apoio e irmã de Steve).

Felizmente, os músicos se reuniram e decidiram levar a banda adiante. Em 1991, sai o álbum de retorno, contando com Johnny Van Zant, no lugar de seu irmão, Ronnie, a volta de Ed King na guitarra, além de Rossington, Powell, Wilkinson, Pyle e outros novos integrantes. Como não poderia deixar de ser, 1991 é um bom disco de Southern Rock.

Apesar dos problemas de relacionamento que ainda persistiam, como por exemplo, a saída de Pyle que chegou a ser substituído por Kurt Custer durante as gravações, as tradições foram mantidas e a banda resolveu não inovar muito e seguir fazendo o “arroz com feijão”, ou seja, a banda se manteve em sua zona de conforto. Em termos comerciais, a volta foi um tanto quanto decepcionante, chegando apenas ao 64º lugar no chart da Billboard. Faixas como “Smokestack Lightning”, “Keeping the Faith”, “Money Man” e “End of This Road” trazem de volta aquela aura setentista que transformou o Lynyrd Skynyrd em um ícone do Rock.

Se não chega a ser brilhante, “1991” é um disco que sobreviveu às polêmicas do tempo, afinal seria muito difícil imaginar até aquele momento, a banda seguir em frente sem Ronnie Van Zant, Steve Gaines e Allen Collins, que embora tenha sobrevivido ao acidente aéreo já citado, acabou paraplégico devido a um acidente automobilístico e seu falecimento ocorreu em 1990. Chega quase a ser uma heresia comparar “1991” com os mágicos trabalhos de outrora, mas serviu como inspiração e ponto de partida para que a banda seguisse até os dias de hoje produzindo boa música. Só esse motivo em si, já é motivo para respeitarmos “1991” pelo seu valor histórico. Bom e nada mais!

Lynyrd Snynyrd – “1991”
Data de lançamento: 11 de junho de 1991
Gravadora: Atlantic

Tracklist
01 – Smokestack Lightning
02 – Keeping the Faith
03 – Southern Women
04 – Pure and Simple
05 – I’ve Seen Enough
06 – Good Thing
07 – Money Man
08 – Backstreet Crawler
09 – It’s a Killer
10 – Mama (Afraid to Say Goodbye)
11 – End of the Road

Formação
Johnny Van Zant – vocal
Ed King – guitarras
Random Hall – guitarras
Gary Rossington – quitarras
Kurt Custer – bateria
Leon Wilkenson – baixo e vocal de apoio
Artymus Pile – bateria e percussão
Billy Powell – piano e teclados

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish