Dizem por aí que o Korn é o pai do Nu Metal e este estilo que é um braço do que se convencionou chamar nos anos 90 de New Metal, foi abraçado pela indústria fonográfica americana, que descobriu que cantar feito retardado e tocar feito calouro de faculdade era uma boa para a cena yankee da época.

Não foi à toa que a Roadrunner, gravadora que lançou clássicos de nomes como King Diamond, Obituary, Sepultura, Annihilator etc, se “vendeu” a essa “doença” e hoje, quase que exclusivamente, lança álbuns de grupos Pop e de Metal Alternativo, como este nono disco do Korn, ‘Korn III – Remember Who You Are’, que é meio que um retorno às raízes do grupo.

É muito bom você ouvir um álbum pesado com uma pegada forte, mas o que tem de exagero nesse sentido nas músicas deste CD é surreal, desafia a tolerância. James Shaffer e Reginald Arvizu alopram nas afinações baixas da guitarra e baixo, isso associado ao clima industrial carregado pelo Korn desde o início de sua carreira tem efeito de chute no saco.

‘Korn III…’ foi o álbum de estréia do baterista Ray Luzier que, além de ser formado em música, trabalhou por muitos anos com David Lee Roth. Na banda do vocalista “chatinho” Jonathan Davis, Luzier faz mais papel de percussionista do que de baterista, para poder se adequar à proposta sonora do grupo. Francamente! Um cara do calibre deste profissional que já foi até instrutor da Musicians Institute, de onde sairam nomes como Jaco Pastorius, Marty Friedman e Steve Vai não deveria se obrigar a limitar sua arte.

O álbum que foi produzido por Ross Robinson, conhecido produtor de bandas de New Metal, é enfadonho desde a introdução ‘Uber-Time’ até a última ‘Holding All These Lies’ e, para aumentar a náusea, a junção de RAP e Metal que forjam o tempo todo no disco, como em ‘Pop A Pill’ e ‘Trapped Underneath The Stairs’ é de lutar contra o cansaço de ouvir.

Como não era de se estranhar, na primeira semana de lançamento ‘Korn III…’ o disco vendeu 63 mil cópias nos EUA e, claro, conquistou a segunda posição da Billboard 200. Em outros chats da revista, US Rock Albums, US Alternative Albums e US Hard Rock Albums o CD ficou em primeiro. Um álbum americano de uma banda americana para americano. Só.

Formação

Jonathan Davis (vocal)

James Shaffer (guitarra)

Reginald Arvizu (baixo)

Ray Luzier (bateria)

Track list

1. Uber-time

2. Oildale (Leave Me Alone)

3. Pop A Pill

4. Fear Is A Place To Live

5. Move On

6. Lead The Parade

7. Let The Guilt Go

8. The Past

9. Never Around

10. Are You Ready To Live?

11. Holding All These Lies

Encontre sua banda favorita