Com “Alive!” (1975) proporcionando ao Kiss a tão almejada fama, as coisas começavam a funcionar para Paul Stanley (guitarra, vocal), Gene Simmons (baixo, vocal), Ace Frehley (guitarra solo) e Peter Criss (bateria, vocal).

No mesmo ano de lançamento de “Destroyer”, que contou com a produção de Bob Ezrin (Alice Cooper, Pink Floyd, Deep Purple, Peter Gabriel e outros), a banda entrega a seus fãs “Rock And Roll Over” gravado entre setembro e outubro de 1976 nos Estados Unidos. Neste álbum o Kiss torna a investir na simplicidade musical, diferente do que foi feito no anterior com muitos arranjos e orquestrações. A primeira providência tomada foi convidar novamente o produtor Eddie Kramer (Jimi Hendrix, Led Zeppelin, Rolling Stones, Beatles e outros) que fez o “milagre” acontecer em “Alive!”. Para extrair um som mais natural, Eddie colocou a banda para tocar ao vivo em uma das salas do Star Theatre de Nova York, com exceção da bateria que ocupou outro cômodo do local.

O experimento resultou em um álbum extraordinariamente fiel às verdadeiras características dos músicos, porém para Paul Stanley o resultado não atingiu o que a banda esperava. “O álbum tinha ótimas músicas, mas a sonoridade não ficou boa”, disse. Apesar da má visão de Stanley, R.R.O. emplacou em seis países diferentes e mereceu dois discos de platina na América. Os singles “Calling Dr. Love” e “Ladies Room” chegaram às lojas entre novembro de 1976 e abril de 1977 e conquistaram países como a Áustria, Alemanha e Canadá, mas nele também se confere “I Want You”, música de abertura que garantiu seu lugar entre os clássicos do Kiss.

“Hard Luck Woman” com Peter Criss no vocal, foi composta por Paul Stanley que iria cedê-la a Rod Stewart, mas o cantor inglês não se encantou pela música, então Gene Simmons sugeriu uma audição com a voz de Peter, após o teste não deu outra, resolveram gravá-la e acabou se tornando uma das principais canções de R.R.O. entrando para o American Pop Singles como 15º lugar. No disco ainda há outra canção cantada por Peter que se chama “Baby Driver.”

Em um dos shows da turnê, no Lakeland Civic Center, Flórida, Ace Frehley quase teve sua vida interrompida por um acidente. Quando um dos elevadores do cenário descia com o guitarrista, ele resolveu apoiar-se em um corrimão de metal que passou corrente elétrica para a sua guitarra. O guitarrista foi atirado do palco pela força do choque. “Se não tivesse conseguido me soltar, eu teria morrido”, conta Frehley e continua, “Minha vida passou diante de meus olhos”. O músico passou dez minutos descansando no backstage até voltar e seguir com o show. Esse acontecimento gerou a composição de sua primeira música como vocal do Kiss, “Chock Me”. A “Rock And Roll Over Tour” também levou a banda pela primeira vez ao Japão entre março e abril de 1977. Os norte-americanos que desde o primeiro álbum, “Kiss” (1974), já eram queridos pela população japonesa, fizeram uma excursão de dez apresentações pelas cidades de Osaka (3), Kyoto (1), Nagoya (1), Fukuoka (1) e Tóquio (4). No dia 2 de abril houveram dois shows realizados no Budokan, Tóquio, o primeiro evento dessa data foi gravado e exibido pela TV local.

KISS77.54

A capa contendo a ilustração dos quatro músicos em uma espécie de espiral, foi a primeira contribuição do artista plástico Michael Doret que, em 2009, novamente foi recrutado para assinar a capa de “Sonic Boom”.

“Rock And Roll Over” para alguns é um dos maiores clássicos da primeira fase do Kiss, para outros apenas um degrau a mais em sua carreira. Sua posição na discografia entre os cultuados “Destroyer” e “Love Gun” (1977) talvez até ofusque um pouco seu brilho, mas com certeza o verdadeiro fã sempre reconhecerá a importância desse álbum na ascensão da “banda mais quente do mundo”.

Track list:

 I Want You

 Take Me

 Calling Dr. Love

 Ladies Room

 Baby Driver

 Love ‘Em And Leave ‘Em

 Mr. Speed

 See You in Your Dreams

 Hard Luck Woman

 Makin’ Love

2 respostas

  1. Tenho uma afeição historica por R.R.O , pois foi o primeiro disco deles que escutei (1981 ou 82)) e também e o meu predileto (junto com Dressed to kill , Love gun e Kiss ).

Encontre sua banda favorita