Perspicazes discentes; dignos(as) leitores(as), este foi um álbum razoavelmente bom lançado pela banda KISS. O material foi gravado logo após o falecimento do baterista Eric Carr; lançado em 1992; com grandes marcas de Heavy Metal e Rock anos 70; legal, porém não tange a genialidade dos predecessores álbuns da banda. Então, deleite-se com a audição deste disco antecedida pela leitura de início de noite – o redigido texto abrange as técnicas musicais utilizadas temperadas com gosto peculiar – desta resenha de hoje da “Cronologia Roadie Metal”.
A canção ‘Unholy’ abre os trabalhos do álbum Revenge com uma introdução marcante, um riff de guitarra repleto de harmônicos artificiais e o vocal empolgante de Gene Simmons. Facilmente tu irás lembrar da sonoridade feita pelo Judas Priest na década de 70. O Heavy Metal é confirmado com as palhetadas frenéticas que dão início ao magistral solo de guitarra. Paul Stanley destaca-se – como sempre – ao balbuciar com entusiasmo e notas altas a letra da música ´Take It Off’, tornando assim esta faixa tipicamente “Kissiana”. Um Rock ‘n’ Roll animado e vibrante que remete-nos a pensar naquela viagem perfeita programada para um belo dia de sol, com a estrada livre, cantando em uníssono com a família dentro do carro. Mais um solo repleto de bends e harmônicos artificiais abrilhanta a sonoridade da música que, repentinamente, volve sua face e fita a carreira de Ozzy Osbourne nos primórdios da parceria com Zakk Wylde. Retomam-se as rédeas e novamente guia-se a música tal qual seu início.

Como nem tudo feito por grandes mestres tem garantia de qualidade, a canção ‘Tough Love’ é um triste fato negativo. Até pode ser considerada boa para ouvir, porém não se aproxima do que o Kiss é capaz de produzir. E o ciclo se refaz dando vez a uma música excelente e bem criativa – ‘Spit’- cantada com tons de voz roucos e setentistas por Gene Simmons. A levada mais progressiva e o solo matador no estilo Jimi Hendrix – podemos notar que em meio aos sons é executado um trecho do hino norte-americano tal qual Hendrix em Woodstock no ano de 1969 – fazem desta canção o destaque definitivo do álbum! ‘God Gave Rock and Roll To You II’ é uma balada não muito certeira quando mirada no alvo da inovação e qualidade. Confesso que o disco teria um percentual positivo de avaliação maior caso essa faixa não se fizesse presente. A música ‘Domino’ possui melhor qualidade em comparação com a predecessora, com levada no mais tradicional estilo Blues Rock e influência direta de ZZ Top.
Os grandes mestres influenciadores do Glam Metal – a banda Kiss – dão uma aula do estilo na faixa ‘Heart of Chrome’ e tocam exatamente como seus alunos nascidos após sua explosão genial nos anos 70. ‘Thou Shalt Not’ possui uma sonoridade expressiva de contrabaixo e o segundo melhor solo de guitarra deste álbum. É possível vislumbrar-se com o puro e verdadeiro Rock ‘n’ Roll e dar replay infinito no solo de Bruce Kulick – soa clássico; lento; profundamente intenso.
Para os amantes das baladas tão comumente compostas e tocadas durante a década de 80, ‘Every Time I Look At You’ tem uma levada suave no violão e temática romântica. ‘Paralyzed’ reflete um ótimo trabalho de Gene Simmons e ‘I Just Wanna’ com certeza agrada os mais tradicionais fãs da banda.
Uma bela homenagem póstuma ao baterista Eric Carr encontra-se na última faixa deste álbum – ‘Carr Jam 1981’ – cuja gravação foi realizada durante a primeira jam session do músico em conjunto com os integrantes do Kiss. Um belo solo de bateria como encerramento!
Integrantes:
- Gene Simmons – Baixo e Vocais
- Paul Stanley – Guitarra base e Vocais
- Bruce Kulick – Guitarra Solo
- Eric Singer – Bateria
Faixas do álbum ‘Revenge’ (1992):
- “Unholy”
- “Take It Off”
- “Tough Love”
- “Spit”
- “God Gave Rock and Roll to You II “
- “Domino”
- “Heart Of Chrome”
- “Thou Shalt Not”
- “Thou Shalt Not”
- “Paralyzed”
- “I Just Wanna”
- “Carr Jam 1981”