Love Gun é o sexto álbum de estúdio do Kiss.
Lançado em 1977 – o álbum foi remasterizado em 1997 – e pela primeira vez, todos os integrantes cantam em pelo menos uma faixa do disco. Love Gun também foi o último que apresentou o lineup original em todas as faixas. Peter Criss seria substituído pelo baterista Anton Fig na maioria das músicas do próximo álbum deles, Dinasty.
Love Gun até o momento vendeu mais de 4 milhões de cópias e naquela época a banda estava no auge do sucesso comercial sendo uma das bandas mais quentes do momento, com shows em arenas e vendas em todo o país e é difícil dizer que eles não trabalharam duro para ganhar essa posição.
Voltando ao disco, as músicas do Kiss primam por um rock and roll básico, porém original e é por isso que a banda continua servindo de inspiração para muitas bandas ao redor do mundo. Além da música, fatos relacionados à ela também são bem interessantes:
“I Stole Your Love”
O disco abre com esse verdadeiro hit. Escrita por Paul Stanley, a faixa vai na mesma veia de “Makin’ Love” e C’mon and Love Me” e um fato curioso é que Stanley disse que essa música foi influenciada pela “Burn” do Deep Purple. E se vocês perceberem o riff que começa a música, lembra mesmo a faixa do Purple. “I Stole Your Love” contém um refrão poderoso e conquista na primeira ouvida.
“Christine Sixteen”
A segunda faixa cantada por Gene Simmons fala sobre homens maduros se apaixonarem por garotas muito mais jovens que ele, um tema similar na faixa “Goin’ Blind” do álbum Hotter Than Hell. Mais cadenciada abrindo a faixa com um tecladinho meio alegre.(risos)
“Got Love for Sale”
Rockão dos bons cantando por Gene Simmons e um fato curioso: os músicos que tocaram na demo dessa faixa, e na “Christine Sixteen”, foram os irmãos Van Halen até então desconhecidos.
“Shock Me”
A música foi inspirada em uma descarga de energia, leia-se choque, que o guitarrista Ace Frehley levou na turnê do álbum Rock and Roll Over. Na verdade ele foi nocauteado e apesar do show ter sido feito, Ace comentou que tinha perdido o sentido da sua mão.
Essa música marca a estreia de Frehley cantando. Na verdade ele queria que Simmons cantasse, mas foi encorajado pelo baixista a encarar o microfone, porém durante a gravação de Shock Me, Frehley grava os vocais deitado no chão, pois tinha vergonha de que vissem cantando.
A música é suingada, talvez pela influência negra que o guitarrista teve já que ele nasceu e cresceu no Bronx, e como cantor saiu-se muito bem.
“Tomorrow and Tonight”
Essa faixa foi escrita por Paul Stanley para recapturar o espírito da música “Rock and Roll All Nite” mas ela nunca alcançou o sucesso da original. Para os caçadores de relíquias, essa música foi gravada na passagem de som da banda e consta no Alive II. Bom, realmente dá pra notar que o clima é pra cima, é de festa como na maioria das músicas do Kiss.
“Love Gun”
Hit absoluto e tocada até hoje nos shows do Kiss. Foi a primeira música que Stanley escreveu, arranjou e produziu inteira mostrando que ele é um dos maiores hit makers que existe no mundo hard rock, e aliás, essa faixa é uma das favoritas dele. Não há o que dizer muito dela. Apenas ouça no último volume e comece bem seu dia.
“Hooligan”
Gosto bastante dos vocais de Peter Criss porque eles têm um drive meio bluesy, e lembra demais um dos meus ídolos, Rod Stewart. Nessa faixa, mais uma vez ele manda bem. É simples mas gostoso de se ouvir com um solo muito bom de Frehley.
“Almost Human”
Ás vezes acho que Jimi Hendrix surgiu no estúdio pra dar uma pincelada nessa música. Um pouca sombria para o estilo do Kiss, mas de forma nenhuma está abaixo da média.
“Plaster Caster”
Essa faixa é inspirada em uma garota chamada Cynthia Plaster Caster, uma famosa groupie que moldava pênis dos artistas em gesso. A versão original é ótima, mas no acústico eles mataram a pau.
“Then She Kissed Me”
Essa música na verdade é um cover do grupo The Crystals. O original é “Then He Kissed Me”, e o Kiss apenas mudou o sujeito da canção.
Bom, Love Gun é um álbum que pavimenta e fortalece mais ainda a carreira dessa verdadeira instituição do rock, o Kiss. Apesar de que estavam acontecendo rachaduras na época. Criss e Frehley estavam ansiosos por mais liberdade criativa, e Stanley e Simmons estavam cansados da dupla de festeiros.
A primeira vez que vi a banda foi quando estrearam o clipe I Love It Loud no Fantástico, e depois seguiu-se uma turnê no Brasil – Maracanã (RJ), Morumbi (SP) e Mineirinho (MG) – e de certa forma foram eles que acenderam o pavio até culminar no Rock In Rio 1 onde abracei de vez o Metal como estilo e trilha sonora da minha vida.
Tracklist
“I Stole Your Love”
“Christine Sixteen”
“Got Love for Sale”
“Shock Me”
“Tomorrow and Tonight”
“Love Gun”
“Hooligan”
“Almost Human”
“Plaster Caster”
“Then She Kissed Me”
Lineup:
Gene Simmons
Paul Stanley
Ace Frehley
Peter Criss