Após o lançamento de “Creatures of the Night” (1982), o Kiss retorna com um trabalho igualmente pesado, “Lick It Up”, o décimo primeiro álbum de estúdio da carreira do grupo, lançado em 18 de setembro de 1983. Um dos principais pontos a serem ressaltados sobre o álbum é que esse é o primeiro trabalho lançado pelo grupo após decidirem abandonar a maquiagem característica. Vale lembrar também que esse é o segundo e último trabalho da banda a contar com o guitarrista Vinnie Vincent e o quarto registro a contar o baterista Erick Carr. Nessa nova entrega, os músicos demonstram um entrosamento ainda maior, o que proporcionou um disco mais bem sucedido que o anterior. Cientes disso, vamos embarcar dentro do conteúdo musical presente nessa obra lançada há pouco mais de três décadas.
O trabalho se inicia com “Exciter”, uma faixa bastante energética e que conta com melodias cativantes que instigam o ouvinte facilmente. O carismático “frontmen” Paul Stanley desempenha seus vocais com perfeição, enquanto o restante da banda proporciona um trabalho igualmente caprichado. Gradativamente, se inicia “Not For the Innocent”, som que conta com um andamento arrastado e bem construído. Contando com o baixista Gene Simmons nos vocais principais, a faixa pende entre o Heavy Metal e o Hard Rock, entregando peso e harmonia na medida certa para os ouvintes.
A icônica e clássica faixa título, “Lick It Up”, surge na sequência. A composição é um grandioso hino da carreira dos músicos e presença obrigatória nas apresentações ao vivo da banda. Linhas de bateria marcantes, cortesia do infelizmente já falecido Eric Carr, “riffs” pegajosos de Vinnie Vincent, melodias grudentas e linhas vocais viciantes de Paul Stanley. É o tipo de composição que já nasceu um clássico! “Young And Wasted” traz novamente o peso de volta. As linhas vocais de Simmons caem como uma luva para a música. Por outro lado, “Gimme More” se inicia com guitarras muito convidativas e que não necessitam de muito esforço para empolgar o ouvinte.
Um grande destaque do disco é a apocalíptica “All Hell’s Breakin’ Loose”. Podemos dizer que essa canção é um dos primeiros casos na história da música onde o canto típico do Hip Hop é mesclado à sonoridade Rock’n’Roll. A composição contem alguns versos cantados como rap, que se unem a sonoridade da banda com perfeição, resultando em algo bem interessante e prazeroso de se escutar. As melodias são fortes e marcantes, fazendo da faixa um momento marcante do disco. Trazendo uma pegada igualmente poderosa e contagiante, “A Million to One” é uma grande faixa e outro grande exemplo na qual todos os músicos se destacam com louvor.
O baixo pulsante de “Fits Like Glove” invade os alto-falantes na sequência. Aqui nós temos uma composição mais rápida e igualmente divertida, que conta tanto com passagens memoráveis como algumas mudanças rítmicas bem encaixadas. Logo após, contamos com a presença de “Dance All Over Your Face”, composição que traz “riffs” pesados e rastejantes, uma “cozinha” de bateria e baixo novamente muito entrosada, além de vocais perfeitamente satisfatórios. Encerrando o álbum, “And On the 8th Day” preserva o padrão de qualidade das músicas anteriores, finalizando esse décimo primeiro registro de estúdio de modo triunfal.
Apostando em uma sonoridade mais pesada e que abandona completamente a abordagem mais Pop empregada em trabalhos como “Dinasty” (1979) e “Unmasked” (1980), “Lick It Up” foi certificado como disco de Platina em 19 de dezembro de 1990 e registrou de forma muito positiva a fase sem maquiagem da banda, que duraria por muitos anos. A banda concebeu um trabalho tão coeso e positivo como seu antecessor, o que certamente também serviu para apresentar de forma mais que satisfatória o trabalho do grupo para as gerações seguintes. Sucintamente, é um disco que merece ser escutado diversas vezes, pois qualidade ele tem de sobra!
Escrito por David Torres
01. Exciter
02. Not For the Innocent
03. Lick It Up
04. Young And Wasted
05. Gimme More
06. All Hell’s Breakin’ Loose
07. A Million To One
08. Fits Like A Glove
09. Dance All Over Your Face
10. And On the 8th Day
Banda:
Gene Simmons (Baixo/Vocal Principal e Vocal de Apoio)
Paul Stanley (Guitarra Rítmica/Vocal Principal e Vocal de Apoio)
Vinnie Vincent (Guitarra Solo/Vocal de Apoio)
Eric Carr (Bateria/Vocal de Apoio) (R.I.P. 1991)
Músico Convidado:
Rick Derringer (Guitarra Principal em “Exciter”)
https://www.youtube.com/watch?v=v_bHmlA16AI
https://www.youtube.com/watch?v=cC-ygNbB5nI