Roadie Metal Cronologia: Kiss – Lick It Up (1983)

Após o lançamento de “Criatures of the Night” o Kiss celebrou o seu retorno ao Rock Pesado, deixando de lado as suas aventuras progressivas, Pop e Disco dos dois álbuns anteriores “Music from ‘The Elder’” (1981), “Ummasked” (1980) e Dynasty (1979). O sucesso foi relevante e a reconciliação com o fã mais conservador rendeu um bom número de público na turnê, mesmo com a ausência de Ace Frehley.

Lick It Up” deu continuidade ao plano do Kiss de mais uma vez conquistar as paradas de sucesso e recuperar o prestígio dos fãs, mas para isso sérias mudanças ocorreram durante aquele período. A primeira delas foi a separação da banda com sua habitual gravadora, a Casa Blanca. Começa aí uma outra história de parceria com um selo, a Mercury Records, que era subsidiária da Universal Music, hoje a major é quem assume integralmente os lançamentos do quarteto.

Outra providência tomada foi incluir o nome de Vinnie Vincent como guitarrista oficial, posição que já estava decretada desde a “Creatures of the Night Tour”. Vinnie que chegou a gravar guitarras no álbum “Criatures of the Nigth”. A terceira novidade foi a remoção das máscaras que identificavam seus personagens. Pela primeira vez os membros do Kiss apresentaram uma estética de rock stars, não de heróis de quadrinhos. A retirada das maquiagens se deu durante o pré-lançamento de “Lick It Up”, em um programa da MTV norte-americana, quando entraram de “cara limpa” para uma entrevista, surpreendendo a todos.

Uma das coisas que não mudou em “Lick It Up” foi a equipe de produção que, mais uma vez, ficou a cargo de Paul Stanley, Gene Simmons e Michael James Jackson. O som pesado e, de certa forma, cru, pendia para o Hard Rock apimentado pelo Hair Metal que começava a virar febre nos EUA. As músicas “Lick It Up” e “All Hell’s Breaking Loose” ganharam versões em videoclipe, saindo como singles no pré-lançamento. Esses videoclipes passaram à exaustão na MTV, com destaque para o da faixa título.

Estava garantido o sucesso da banda em sua nova fase, mas como no Kiss nada é estável, começavam os conflitos do novo guitarrista com Paul, Gene e até Eric Carr, pois apesar de Vinnie figurar como membro oficial desde a última turnê, e ainda ser o compositor de oito das dez músicas contidas no álbum, o músico recebia salário como se fosse contratado. Nos shows reclamava que o baterista não acertava o tempo, por outro lado, os outros membros reclamavam dos solos muito longos de guitarra. Apesar do clima nada amistoso entre as partes a turnê foi bem-sucedida, mas ao final, em 17 de março de 1984, Vinnie foi demitido, formando assim a própria banda (Vinnie Vincent Invasion).

A nova estética do Kiss também forçou o grupo a abandonar algumas coreografias no palco, como a cuspida de sangue que Gene dava durante a execução de “God of Thunder”. Com o abandono do personagem The Demon, o baixista não via mais razão para cuspir sangue –, no lugar de “God of Thunder” a banda introduziu a música “Young and Wasted” nos shows que, depois da turnê, passou a ser cantada por Eric.

O álbum vendeu mais de dois milhões de cópias, conquistando disco de platina nos EUA e ouro no Canadá. Na Bilboard, assegurou a 24ª posição, enquanto que na Inglaterra ficou em sétimo. Boas posições também foram alcançadas na Suíça (3º) e Islândia (5º). A canção “Lick It Up” foi o single que mais se destacou, entrando em 66º no Hot 100 da Billboard e 31º no Pop Singles do Reino Unido, entrando também para as paradas do Canadá, França e Suiça.

O 15º álbum oficial do Kiss não é um dos mais tradicionais da banda, mas para o verdadeiro fã de Hard Rock e Heavy Metal o disco soa como um dos melhores e abriu as portas para a fama mundial de Vinnie Vincent como músico e compositor. Além das músicas citadas na matéria, outras como “Fits Like a Glove” e “Exiter” (com solos de Rick Derringer) viraram hinos na lista dos fãs. Um renascimento conturbado, mas que deu certo!

Formação:

Paul Stanley: guitarra e vocal;

Gene Simmons: baixo e vocal;

Vinnie Vincent: guitarra e backing vocal;

Eric Carr: bateria e backing vocal.

Track list:

01. Exciter

02. Not For the Innocent

03. Lick It Up

04. Young And Wasted

05. Gimme More

06. All Hell’s Breakin’ Loose

07. A Million To One

08. Fits Like A Glove

09. Dance All Over Your Face

10. And On the 8th Day

Encontre sua banda favorita