Roadie Metal Cronologia: Kiss – Hot in the Shade- (1989)

Último disco gravado pelo saudoso, carismático e incrível baterista Eric Carr, “Hot in the Shade” é uma evolução muito boa do que o Kiss havia feito em Crazy Nights. Mais sóbrio, sério e com ótimas composições, está entre os melhores trabalhos da fase da banda  de “cara limpa”.

A banda renegociou seu contrato com a Mercury/Polygram, assinando uma renovação por mais dez anos, que incluía sete discos, coletâneas e o Alive III, sem falar que essa negociação se tornou bem mais lucrativa para o Kiss.

O disco foi lançado em 17 de outubro de 1989, atingindo o número 29 nas paradas, mas o single “Hide Your Heart” – uma das melhores faixas presentes no álbum – não passou da posição 66. O clipe da música foi gravado em setembro, no topo do hotel Wilshire, no centro de Los Angeles.

Um mês após o lançamento de “Hot in the Shade”, o Kiss iniciou as filmagens de um novo videoclipe, o da faixa de abertura “Rise To It” – também uma das melhores presentes no álbum. No clipe, Gene e Paul conversam no camarim sobre a possibilidade de retirarem as maquiagens e continuarem como Kiss, tudo isso enquanto se maquiavam. A ideia foi do então empresário da banda Larry Mazer. Infelizmente, o clipe atingiu apenas a posição 82 nas paradas.

A música que atingiu a melhor posição nas paradas foi “Forever”, que teve seu clipe lançado em fevereiro de 1990. Uma composição de Paul Stanley e Michael Bolton, foi tudo o que o Kiss precisava para a próxima turnê. Os promotores se animaram. Os shows aumentaram. Agora “Hot in the Shade” era o que Gene Simmons chamava de o primeiro passo para o retorno do Kiss ao estrelato.

A preparação para a turnê foi realizada em um show beneficente em um clube chamado Stone Pony, em New Jersey. A recepção foi muito boa. A “Hot In The Shade Tour” teve inicio no dia 4 de maio, na cidade de Lubbok, no Texas. No fundo do palco, uma gigantesca esfinge, idêntica à utilizada na capa do disco, soltava lasers pelos olhos e “cantava” um pequeno trecho de God of Thunder. A tour foi encerrada em 9 de novembro, em uma apresentação no Madison Square Garden, em Nova York, naquele que seria o último show de eric Carr com o Kiss. Aos 41 anos, no dia 24 de novembro de 1991, Eric Carr faleceu devido a complicações após uma operação para retirada de um tumor em seu coração. Perdemos o baterista do Kiss no mesmo dia em que também nos deixava o ícone Freddie Mercury.

“Hot in the Shade”, além das faixas já mencionadas, ganha força nas músicas “King of Hearts”, “Betrayed”, “Silver Spoon”, “Little Caesar” – com os vocais de Eric Carr – e “Read My Body”. Não é o melhor disco da fase “sem máscaras” da banda, mas é um bom álbum.

Faixas:

1- “Rise to It”

2 – “Betrayed”

3 – “Hide Your Heart”

4 – “Prisoner of Love”

5 – “Read My Body”

6 – “Love’s a Slap in the Face”

7 – “Forever”

8 – “Silver Spoon”

9 – “Cadillac Dreams”

10 – “King of Hearts”

11 – “The Street Giveth and the Street Taketh Away”

12 – “You Love Me to Hate You”

13 – “Somewhere Between Heaven and Hell”

14 – “Little Caesar”

15 – “Boomerang”

Formação:

Gene Simmons (Vocal, baixo)

Paul Stanley (Vocal, guitarra)

Bruce Kulick (Guitarra)

Eric Carr (Bateria, vocais)

Encontre sua banda favorita