Roadie Metal Cronologia: Kiss – Animalize (1984)

“Animalize” é um álbum complexo na história do Kiss. Complexo talvez não seja bem a palavra para definição da produção, mas a situação da banda no momento. Eles tinham se reinventado, com a história de tirar as pinturas do rosto, e era uma fase pós Ace Frehley e pós Vinnie Vincent. Eles angariaram um outro guitarrista Mark St John, em uma seleção liderada por Michael James Jackson. Muito se fala do talento de Mark, mas o grande problema foi que ele vinha de uma outra linha musical que não tinha muito a ver com o que o Kiss estava seguindo.

Se já é difícil produzir um álbum em situações normais, imagine com um integrante novo? Mark disse em entrevistas que Simmons e Stanley tinham estúdios em cada lado da cidade, ou seja, eles não exatamente se reuniram para produzir as coisas. Gene afirmou também que ele não estava muito confortável com a “nova cara do Kiss”, sem as pinturas no rosto, e sim, mais focado na sua nova carreira de ator, do que na banda. Paul afirmou que fez tudo sozinho e até regravou o que achava conveniente.

“Animalize” é o 12º álbum da banda. Ele foi gravado em junho e julho de 1984, e teve seu lançamento em 13 de setembro de 1984 pela Mercury Records. O primeiro single lançado foi “Heaven’s on Fire”, em setembro do mesmo ano, e “Thrills in the Night” foi lançado em janeiro de 1985. Ele atingiu o #19 na lista de 200 da Bilboard daquele mesmo ano e ganhou o RIAA Gold Certification e RIAA Platinum Certification. A recepção na época foi boa, tanto de público quanto de mídia.

Quando você escuta “Animalize” é possível perceber em grande parte quase uma falta de identidade do Kiss. Das 9 músicas, 5 delas tem características de um hard rock metal glam. “Heaven´s on Fire” foi com certeza um hit e é uma das únicas músicas desse álbum que foi tocada em turnês posteriores. Paul Stanley chegou a considerar ela “muito simples”, “Era uma faixa que quando eu ouvia, eu me perguntava se era simples demais. Mas eu amei.”, disse Paul em uma entrevista. “Burn Bitch Burn” é uma música muito confusa, e que você jamais diria que é do Kiss. Claro, alguns artistas se reinventam e conseguem uma boa qualidade no novo material, mas não é o caso aqui. “Get All You Can´t Take”, e “Lonely Is the Hunter” até conseguem levar uma pegada, mas nada que realmente mereça um destaque.

Óbvio que temos que considerar que a época era outra, e que se nota uma espécie de experimentação ali. Até porque as tentativas de um álbum conceitual até então não tiveram uma recepção muito boa. Justo, justíssimo.

Formação:
Gene Simmons – baixo, vocais
Paul Stanley – guitarra, vocais
Mark St. John – guitarra
Eric Carr – bateria, vocal de apoio

Músicos adicionais:
Desmond Child – vocal de apoio
Jean Beauvoir – baixo em “Get All You Can Take”, “Under the Gun”, e “Thrills in the Night”, vocal de apoio
Bruce Kulick – guitarra solo em “Lonely Is the Hunter” e “Murder in High Heels”
Allan Schwartzberg – bateria em “Murder In High Heels”

Track List

1. I’ve Had Enough (Into the Fire)
2. Heaven’s On Fire
3. Burn Bitch Burn
4. Get All You Can Take
5. Lonely Is The Hunter
6. Under The Gun
7. Thrills In The Night
8. While The City Sleeps
9. Murder In High Heels

Encontre sua banda favorita