Formado no final dos anos 60, o King Crimson após o lançamento do clássico e incontestável “In The Court of the Crimson King” em 1969, sofreu a baixa do vocalista Greg Lake, que formou na sequencia o Emerson Lake & Palmer.
Com a baixa inesperada, Robert Fripp, fundador do King Crimson, reformulou todo o grupo demitindo o baixista Peter Giles. Com a saída de ambos os músicos, Fripp recrutou o vocalista Gordon Haskell, que também assumiu o cargo de baixista e Andy McCullouch na bateria. Com esse time, o trio lançada o álbum “Lizard” em 1970, terceiro da carreira da banda.
O disco que conta com 7 músicas, sendo uma com 23 minutos e outra com 10 minutos, um verdadeiro épico onde Rock Progressivo, Jazz, Fusion e muito experimentalismo, são as bases criadas em todas as músicas.
Uma das faixas mais interessantes, “Prince Rupert Awakes”, conta com Jon Anderson (Yes) como vocalista principal da faixa. O disco não obteve sucesso como o primeiro do Kin Crimson, mas é um registro obrigatório para os fãs da banda, assim como, todos aqueles que admiram músicas criadas nos anos 60/70.
Tracklist:
01 – Cirkus
02 – Indoor Games
03 – Happy Family
04 – Lady of the Dancing Water
05 – Lizard
06 – Studio Sessions: Cirkus
07 – Bolero
Formação:
Robert Fripp
Peter Giles
Andy McCullouch