The Fourth Legacy é segundo álbum que conta com Roy Khan e Casey Grillo, seu lançamento em foi em dezembro de 1999, esse já causou um impacto bem maior que seu antecessor, aí sim foi feito um Power/Prog, inclusive essa sonoridade que foi estabelecida e digamos que aprimorada para os álbuns seguintes.
O álbum tem uma boa faixa de abertura, instrumental, mas, ela já dita o ritmo por ser uma faixa com contratempos e orquestrações, e tudo inicia com New Allegiance.
A faixa título vem a seguir, enérgica, veloz, com riffs rápidos e bons usos de teclado, e claro, a voz de Roy é a cereja do bolo que completa a obra, uma das melhores faixas do álbum, se chama The Fourth Legacy.
Silent Godess é uma boa faixa, da segue a ideia sonora álbum, mas em uma constante evolução (técnica eu diria), a parte vocal é seu destaque.
Desert Reign é uma faixa instrumental, o prelúdio de Nights of Arabia, que vem a seguir.
Nights of Arabia soa como a faixa The Fourth Legacy, é marcante, bem calcada no Power/Prog, vocais com muitas nuances, você ouve Roy em tons baixos e algumas partes com agudos que eu diria desafiadores, essa mesma faixa esteve presente no DVD de 2006, o One Cold Winter’s Night, de 2006, é uma ótima faixa.
The Shadow of Uther é uma faixa bem Power Metal, seus vocais mais agudos, guitarra mais melódica, bateria mais reta no uso do pedal duplo, pode parecer simples, mas tratando-se de Kamelot, não é tão simples assim, ela tem um final interessante, como uma marcha mais medieval.
A Sailorman’s Hymn é uma balada, conta a participação de Rannveig Sif Sigurðardóttir, é basicamente violão, piano, voz e arranjos suaves de orquestração que mostra toda a beleza da canção.
Alexandria é uma faixa curta, não é muito destacada, mas faz parte da proposta do álbum, tem sua pegada mais progressiva.
The Inquisitor é uma faixa mais “pesada”, tem um riff muito particular, é mais lenta, podemos dizer que a faixa é bem dentro das composições mais conhecidas da banda na era Roy Khan, tem um belo solo de guitarra e compasso bem marcante.
Glory soa como Sailorman’s Hymn, porém com violões e arranjos medievais, e uma voz mais marcante de Khan, e arranjos de cordas que foram muito bem colocados, é uma belíssima canção, merece seu destaque.
Until Kingdom Come é reta, direta, tem ótimos vocais e belos backing vocals também, o teclado é o seu destaque, pois, ele dita o arranjo principal, é uma boa faixa do álbum, uma das melhores, seu conjunto faz ela merecer ser destacada.
Lunar Sanctum é uma faixa bem trabalhada, tem uma introdução bem feita, o que segue para uma música com bons teclados, compassos com contratempos, vocais plenos e marcantes o uso baixo fretless é o que a torna bem característica e bela, uma faixa que de fato merece destaque, uma das melhores do álbum.
The Fourth Legacy soa como a porta de entrada para o que de fato é a sonoridade que a banda buscava e ele tem uma importância muito grande na discografia da banda, tenho certeza que a nota 8 não é nenhum exagero.

Data de Lançamento: 22 de Dezembro de 1999
Gravadora: Noise Records
Tracklist
1 New Allegiance
2 The Fourth Legacy
3 Silent Godess
4 Desert Reign
5 Nights of Arabia
6 The Shadow of Uther
7 A Sailorman’s Hymn
8 Alexandria
9 The Inquisitor
10 Glory
11 Until Kingdom Come
12 Lunar Sanctum
Integrantes:
Roy Khan – Vocal
Thomas Youngblood – Guitarra, Backing Vocals e Violão
Glen Barry – Baixo
Casey Grillo – Bateria
Músicos Convidados:
Rannveig Sif Sigurðardóttir – Vocal na faixa 7
Cinzia Rizzo – Vocal na faixa 5
Miro – Teclado e Orquestrações
Fallersleben String Quartet – Orquestrações