Há muitos fãs que torcem o nariz para “Poetry for the Poisoned“, nono álbum de estúdio do Kamelot, muito por conta de a banda ser bastante influenciada pela Gothic Metal no Play. Um tom mais sombrio é apresentado nas faixas, porém, para quem não é fã e acompanha a banda ocasionalmente, é um ótimo álbum. Vale destacar que é o último trabalho de Roy Khan nos vocais da banda, além do primeiro com Sean Tibbetts no baixo.
Musicalmente, apresenta ótimas faixas, o Symphonic Metal está muito presente. A faixa de abertura, “The Great Pandemonium”, apresenta Björn “Speed” Strid, vocalista do Soilwork, na faixa mais bem-sucedida do álbum. A influencia pelo Gothic Metal foi forte, então não estanhe alguns sintetizadores de leve em algumas faixas, como em “If Tomorrow Came“. Ainda temos mais participações no álbum, Jon Oliva (Savatage) empresta sua voz em “The Zodiac“, uma faixa poderosa, que vai crescendo e tem um refrão fortíssimo. “Hunter’s Season” é mais rápida e com um pezinho no Power Metal, com belo trabalho nos pedais duplos, ainda conta com um belo solo de guitarra de Gus G. para enriquecer a faixa.
Ainda nas participações, temos Simone Simons (Epica) em três faixas, “House On A Hill“, “Poetry for the Poisoned, Pt. II: So Long” e “Poetry for the Poisoned, Pt. III: All is Over“, sua voz impecável encanta e abrilhanta a audição. Na primeira faixa, uma balada linda que tem um ótimo dueto entre ela e Khan. A segunda, também uma balada um pouco mais pesada, apresenta outro dueto que lembra bastante a banda de Simmons, já a terceira, serve mais como passagem entre faixas, mas a performance curta da vocalista é brilhante.
Fechando ainda temos “Once Upon A Time“, com belas harmonias sinfônicas que deixam um tom épico para a faixa. Outro ponto, é que fica um sentimento de despedida por ser a última a contar com os vocais de Roy Khan.
“Poetry for the Poisoned” é um álbum subestimado do Kamelot, pois ele é consistente e conta com belíssimas faixas. Sua produção é ótima e cristalina, com a mixagem encaixando perfeitamente todos os instrumentos, você não perde nada na audição.
Se você perguntar para um fã, talvez esse não seja o álbum que ele indicaria, mas eu recomendo dar uma chance, pois pelo menos metade das faixas ficará em sua memória. Vale a pena a audição.
Poetry for the Poisoned – Kamelot
Lançamento: 10/09/2010
Gravadora: earMUSIC
Tracklist:
01. The Great Pandemonium (feat. Björn “Speed” Strid)
02. If Tomorrow Came
03. Dear Editor
04. The Zodiac (feat. Jon Oliva & Amanda Somerville)
05. Hunter’s Season (feat. Gus G.)
06. House On A Hill (feat. Simone Simons)
07. Necropolis
08. My Train Of Thoughts
09. Seal Of Woven Years
10. Poetry For The Poisoned: Incubus
11. Poetry For The Poisoned: So Long (feat. Simone Simons)
12. Poetry For The Poisoned: All Is Over (feat. Simone Simons)
13. Poetry For The Poisoned: Dissection (feat. Amanda Somerville)
14. Once Upon A Time
Formação:
Roy Khan – Vocal
Thomas Youngblood – guitarra
Sean Tibbetts – baixo
Casey Grillo – bateria
Oliver Palotai – teclados